Os carros modernos oferecem uma ampla gama de recursos tecnológicos que proporcionam comodidade, segurança e entretenimento aos motoristas e passageiros. Com avanços constantes na indústria automotiva, os veículos estão se tornando verdadeiros centros tecnológicos sobre rodas.

O Olhar Digital listou os principais recursos tecnológicos presentes nos carros populares mais modernos. Vale ressaltar que alguns deles estão disponíveis em versões mais completas dos veículos. Assim, naturalmente a tecnologia extra também custa mais caro mesmo nos carros mais baratos.

Carros e inovação ao longo da história

Em suma, a história do carro é marcada por constantes inovações e avanços tecnológicos que revolucionaram como nos locomovemos. Desde a primeira carruagem motorizada até agora, a indústria automotiva impulsiona a inovação e transformado a humanidade.

A saber, no final do século XIX, Karl Benz criou o primeiro automóvel movido a motor de combustão interna. Abrindo caminho para uma nova era dos transportes na humanidade. A partir desse momento, começaram a surgir inclusive os primeiros fabricantes de automóveis como, por exemplo, a Ford, General Motors e Mercedes-Benz.

publicidade

A princípio a forma de produção era muito artesanal e pouco lucrativa. Porém, graças ao empresário Henry Ford, o sistema de produção foi criado. Ajudando assim no crescimento da produção de automóveis em escala. Tornando assim os veículos cada vez mais acessíveis ao grande público.

À medida que a tecnologia avançava, novos recursos e melhorias foram sendo incorporados aos carros. O desenvolvimento dos sistemas de suspensão, freios e direção trouxe mais segurança e conforto para os motoristas e passageiros. A introdução do motor de combustão interna a diesel e a gasolina também trouxeram maior eficiência e potência aos veículos.

Com o passar dos anos, a indústria automotiva continua a se reinventar. A década de 1970 marcou a introdução dos primeiros sistemas de controle eletrônico e computadorizado nos carros, permitindo um melhor desempenho e eficiência. A partir dos anos 2000, os carros passaram a incorporar cada vez mais tecnologias avançadas, como sistemas de navegação por GPS, controle de cruzeiro adaptativo e sensores de estacionamento. Já os anos 2020 trouxeram mais conectividade e sistemas cada vez menos poluentes como os motores elétricos.

As tecnologias atuais presentes até em carros populares:

Confira logo abaixo as principais inovações dos últimos 3 anos para o universo automotivo:

Android Auto:

Imagem mostrando o Android Auto
O Android Auto se tornou uma ferramenta comum em todos os tipos de carros, desde os populares até os de luxo.
(Imagem: Lucas Gabriel MH)

A princípio, esse é um sistema automotivo baseado no Android mobile já difundido no universo dos smartphones. Produzida pela Google, essa tecnologia coloca a experiência Android em automóveis compatíveis. Com ele, o usuário pode transmitir os principais recursos do seu celular direto para o painel do carro, desde navegação em tempo real até sua playlist musical diária. Vale ressaltar que a tecnologia geralmente tem como um padrão se conectar via Bluetooth, mas se o recurso sem fio não estiver disponível, o software pode ser acessado com cabo USB. Junto ao Android Auto, o Apple CarPlay (para iPhones) também se popularizou bastante e vale ser mencionado.

Sensor e câmera de ré:

Imagem mostrando a Câmera de Ré funcionando
A câmera de ré auxilia na redução do tempo gasto conduzindo uma ré. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

São ferramentas muito úteis para os motoristas e se tornou quase um item obrigatório na maior parte dos carros ditos populares. Com elas o motorista possui uma visão na parte traseira de forma clara e bem prática. Com ela pode-se prever obstáculos ao dar ré, evitando assim colisões e ajudando a manobrar em espaços abertos.

Controle de cruzeiro adaptativo:

Imagem mostrando o motorista acionando o Controle de Cruzeiro
O Controle de cruzeiro é uma ferramenta que traz mais segurança para o motorista. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Em suma, esse recurso utiliza sensores e radar para manter uma distância segura do veículo à frente. Assim sendo, o controle de cruzeiro adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do carro para acompanhar o tráfego, proporcionando uma experiência de condução mais confortável e segura.

Sistema de frenagem automática de emergência

Essa tecnologia monitora constantemente o ambiente ao redor do veículo e detecta possíveis colisões iminentes. Se o motorista não reagir ao tempo, o sistema aciona os freios automaticamente, ajudando a evitar ou reduzir o impacto de uma colisão.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!