5G: EUA e China protagonizam “guerra de patentes”

A chinesa Huawei alcançou a liderança dessa "competição". A americana Qualcomm vem na sequência. Veja a lista completa
Bruno Capozzi10/07/2023 14h12
5G
Imagem: jamesteohart/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Huawei alcançou a liderança global no ranking de patentes 5G, deixando para trás concorrentes como Qualcomm e Samsung, de acordo com um relatório divulgado pela Academia de Tecnologia da Informação e Comunicação da China.

A Huawei detém 14,59% do mercado total de patentes essenciais para o 5G, enquanto a Qualcomm ocupa a segunda posição com 10,04%. A Samsung está na terceira posição com 8,80%. Outras empresas, como ZTE, LG, Nokia, Ericson, Datang, OPPO e Xiaomi também se destacam na lista de registros de patentes para o avanço do padrão 5G.

Leia mais:

A competição por patentes no setor 5G está em grande parte entre empresas chinesas e ocidentais, resultado da guerra comercial entre China e Estados Unidos. A Huawei, em particular, foi bastante afetada pelas restrições impostas pelos EUA. Apesar disso, a empresa tem conseguido avançar tanto no desenvolvimento do 5G quanto na pesquisa para a futura tecnologia de conexão móvel, o 6G.

Bandeiras dos EUA e China sobrepostas por ilustração de IA
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

5G faz um ano no Brasil; tecnologia vai decolar?

Em julho de 2022, o 5G era ativado em Brasília. A nova geração de internet móvel chegou prometendo velocidades mais rápidas em comparação a outros tipos de conexão.

Resumo da tecnologia

  • O 5G é a nova geração de internet móvel que utiliza o espectro de rádio mais avançado e permite que mais dispositivos acessem a internet móvel simultaneamente.
  • Ele utiliza faixas de frequência mais altas, variando de 3,5 GHz a pelo menos 26 GHz.
  • Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cerca de 30% dos municípios brasileiros já possuem acesso à nova tecnologia, o que representa uma população de oito milhões de pessoas.
  • O Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis) destaca o rápido progresso do 5G em comparação com o 4G.
  • Em apenas nove meses, o 5G conquistou oito milhões de usuários, superando o tempo necessário para o 4G atingir sete milhões de usuários, que foi de um ano e meio.
  • A Anatel autorizou 1610 municípios brasileiros a adotarem a tecnologia 5G, sendo que 150 deles já possuem a conexão disponível.
  • As cidades que já possuem o 5G são aquelas com maior população, correspondendo a 43% do total de habitantes do Brasil, de acordo com a Conexis.
  • A capital, Brasília, liderou o processo e foi a primeira cidade a receber o 5G.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.