O principal problema da produção dos combustíveis fósseis é a emissão de dióxido de carbono, gás poluente que agrava o aquecimento global. Uma empresa americana resolveu inverter essa lógica: a startup Twelve vai usar carbono e eletricidade renovável para, ao contrário do que conhecemos, produzir o combustível, a ser usado na área da aviação.
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Carbono + eletricidade = combustível
- A Twelve ainda está construindo a fábrica que produzirá o combustível de aviação a partir de carbono e eletricidade, tecnologia conhecida como “transformação de carbono”.
- Nesse processo, o dióxido de carbono é separado da água artificialmente e depois recombinado a moléculas de hidrogênio.
- Segundo o CEO e cofundador Nicholas Flanders, a produção começará em 2024 e o combustível poderá ser usado em aeronaves já existentes, sem necessidade de adaptação.
- No entanto, inicialmente a proporção de combustível feito de carbono e o convencional nos tanques será de 50-50.
- A fábrica não é um tiro no escuro: a Twelve já testou o combustível em uma parceria com a Força Aérea dos Estados Unidos.
Sustentável
Mesmo com apenas metade do tanque, o combustível pode reduzir em 90% as emissões da aviação. No futuro, novos aviões poderão usá-lo para 100% do seu abastecimento.
O fornecimento do CO2 capturado será feito por empresas e fábricas próximas, como usinas de etanol e fábricas de papel.
Viabilidade do combustível
- A tecnologia de “transformação de carbono” costuma ser cara, por possuir diversas etapas, exigir altas temperaturas e muita energia para quebrar o CO2.
- Segundo Flanders, a Twelve conseguiu viabilizá-la diminuindo as etapas do processo, a temperatura e o nível de energia, além de utilizar equipamentos mais baratos.
- No entanto, por enquanto esse combustível ainda será mais caro do que o comum da aviação.
- Para aumentar a produção mais rapidamente e viabilizá-la, empresas como Alaska Airlines e Microsoft firmaram parcerias com a startup e planejam usar o combustível em suas operações.
Produção
- Quando a fábrica estiver produzindo em larga escala, espera-se que o preço fique mais competitivo em relação ao combustível comum.
- A fábrica espera produzir cerca de 40 mil galões de combustível anualmente, até escalar sua produção para 1 milhão de galões anualmente.
- Isso ainda é parte pequena do que o setor de aviação exige, já que as empresas aéreas consumiram 95 bilhões de galões só em 2019.
- Assim, a alternativa da Twelve pode ser uma alternativa viável e mais limpa do que os combustíveis comuns.
Com informações de Fast Company
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