O Tumblr está adotando uma série de mudanças para tentar aumentar o número de usuários e também melhorar a experiência deles na plataforma. No entanto, o principal desafio é de ordem financeira. Durante uma live, o CEO da rede social, Matt Mullenweg, afirmou que o prejuízo anual da ferramenta é de US$ 30 milhões, o equivalente a R$ 144 milhões.

Leia mais

publicidade

Tumblr não deslanchou como o previsto

  • Fundado em 2007, o Tumblr foi adquirido pelo Yahoo por US$ 1 bilhão em 2013.
  • Mas em 2019, WordPress.com, controladora Automattic, comprou a plataforma por apenas US$ 3 milhões.
  • A rede social conta com uma base fiel de usuários, mas enfrentou problemas por aceitar conteúdos de pornografia.
  • A COO da empresa, Zandy Ring, destacou que “as pessoas têm essa impressão de que temos um crescimento enorme agora, e realmente não temos”.
  • Em novembro, os responsáveis pela rede social afirmaram que os downloads do Tumblr aumentaram 62% na semana em que Elon Musk finalizou a aquisição do Twitter.
  • A rede social ganhou 880 mil novos usuários no mês, contra 450 mil e 500 mil em setembro e outubro, respectivamente.
  • No entanto, os números de downloads voltaram aos níveis padrão, de cerca de 400 mil a 500 mil, nos meses seguintes.

Mudanças para os usuários

  • A live que contou com uma sessão de perguntas e respostas ocorreu um dia depois que o Tumblr publicou sua estratégia de produto principal (veja mais aqui).
  • Segundo a própria empresa, “o problema subjacente é que o Tumblr não é fácil de usar”.
  • Por isso, várias mudanças, como tornar a diferença entre reblogs e respostas menos confusa para novos usuários ou recolher tópicos de reblog estão sendo desenvolvidas.
  • A rede social também prometeu melhorar “os recursos de classificação algorítmica em todos os feeds” e disse que “o feed cronológico será sempre uma opção”.
  • Apesar disso, Mullenweg e Ring enfatizaram que não fariam mudanças permanentes sem o feedback dos usuários.

Com informações de TechCrunch.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!