Embora muitas pessoas hoje em dia tenham smartphones com câmeras de qualidade profissional, o equipamento por si só não é o bastante para tirar fotos que se encaixem nesse parâmetro.

Especialmente considerando que fotografar é apenas o primeiro passo para criar uma imagem incrível, já que a mágica acontece sobretudo nas infinitas possibilidades de edição.

Leia também:

Editar fotos no iPhone: 7 dicas para deixar as fotos mais bonitas

Como mencionado, as dicas de edição podem aumentar drasticamente a qualidade das suas fotos mas, antes de tratar uma imagem, é importante tomar alguns cuidados na hora de fotografar. Isso porque, da mesma forma que ter um bom equipamento, uma boa edição não necessariamente resulta em boas fotos.

publicidade
Foto no iPhone. Foto: Igor Miske/Unsplash
Foto no iPhone. Foto: Igor Miske/Unsplash

Existem dicas simples para tirar fotos melhores, como mudar a perspectiva da câmera, enquadrar imagens mais simétricas e usar a grade da câmera para obter uma melhor composição, além de tomar cuidado com o ajuste de foco e exposição.

Uma vez que esteja contente com as suas fotos, o Olhar Digital te ensina como editar fotos no iPhone com este guia completo, para que você possa executar melhor a edição de imagens:

1. Planeje a edição

Antes de começar o processo em si, é ideal ter uma ideia de como a edição final vai ficar. Um bom exercício para isso é observar atentamente a foto original e tentar descobrir o que pode ser feito para melhorá-la e aprimorá-la.

2. Recorte suas fotos

Editar fotos no iPhone: corte
Editar fotos no iPhone: corte

Cortar uma foto pode mudar tudo, afetando positivamente a composição, removendo detalhes indesejados da imagem e reposicionando o foco da foto.

Para cortar fotos no iPhones, entre no modo de edição, pressione o botão quadrado no lado esquerdo da tela e, em seguida, arraste as bordas para selecionar o corte exatamente como deseja.

3. Ajuste a exposição

Editar fotos no iPhone: exposição
Editar fotos no iPhone: exposição

Normalmente, essa é a primeira etapa ao tratar uma imagem e, às vezes, é tudo o que você precisa para obter uma foto melhor. Dependendo da iluminação da foto original, você pode clarear ou escurecer um pouco a imagem. Mas tenha cuidado com a superexposição, e evite ajustar demais.

Para ajustar a exposição, entre no modo de edição e toque em “ajustar”, então toque em “exposição” e, assim como em todas as dicas de edição no iPhone, aplique aos poucos até obter o resultado desejado.

4. Ajuste o contraste

Editar fotos no iPhone: contraste
Editar fotos no iPhone: contraste

O contraste é a proporção visual de diferentes tons em uma imagem. É essa diferença que cria texturas e realces, dando profundidade a uma fotografia e iluminando os detalhes. Em sua essência, esse efeito escurece as sombras e destaca o restante.

Para alterar o contraste, entre no modo de edição e, na seção de ajuste, toque no ícone “contraste” e faça ajuste aos poucos.

5. Ajuste a saturação

Editar fotos no iPhone: saturação
Editar fotos no iPhone: saturação

A saturação é o que afeta a aparência das cores em uma foto, e o segredo para editar esse quesito é manter as cores realistas em relação ao que seria visto na vida real.

Para editar a saturação em um iPhone, entre novamente no modo de edição e ajuste a escala de saturação.

6. Ajuste o balanço de cores

Editar fotos no iPhone: brilho e sombra
Editar fotos no iPhone: brilho e sombra

Enquanto as áreas mais claras da imagem podem perder detalhes devido à superexposição, as áreas mais escuras podem não ter detalhes ou contraste por estarem muito escuras. É aí que o balanço entra em ação, pois a intensidade das sombras e das luzes pode dar mais profundidade e dimensão à sua foto.

Para ajustar o brilho, no modo de edição, mova a escala para aumentar ou diminuir a exposição nas áreas mais claras da foto. Para ajustar as sombras, use a escala para clarear ou escurecer os pontos de sombra.

7. Aplique filtros (mas não os use em excesso)

Editar fotos no iPhone: filtros
Editar fotos no iPhone: filtros

Seja com filtros nativos do iPhone ou com aplicativos de terceiros (como Snapseed ou VSCO Cam), sempre que aplicar um filtro, tente diminuir a intensidade até encontrar a configuração perfeita para cada imagem.

Para usar filtros em um iPhone, no modo de edição, role entre as opções de filtro e toque naquele que deseja usar para a foto. Use a escala abaixo do filtro para ajustar a intensidade.

A última dica é que, ao editar fotos em um iPhone, você sempre pode tocar na foto para ver a original e comparar as alterações. Às vezes, essa comparação pode te inspirar a começar do zero, o que pode ser feito tocando em “reverter”. E não se esqueça de tocar em “ok” para salvar as alterações quando tiver terminado! 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!