A espera está acabando e o filme “Barbie” chega aos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira (20). A expectativa é que a produção, que inaugura a série de filmes live action da Mattel, seja um dos grandes sucessos de bilheteria de 2023. Mas o longa também deve impulsionar as vendas da boneca mais famosa do mundo, além de gerar grande lucro com os licenciamentos de produtos Barbie.

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Licenciamentos

  • Esse modelo de licenciamento possibilita que outras empresas, que vão desde segmentos de roupas até alimentação, também possam usar a marca para desenvolver produtos por tempo limitado.
  • Apenas no mês de julho, a Mattel anunciou parcerias com oito marcas brasileiras, e novos acordos estão no radar, mesmo após o lançamento do filme.
  • Desde o começo do ano, contudo, já foram outras dezenas e mais algumas podem vir após o lançamento do filme protagonizado por Margot Robbie.
Venda da famosa boneca Barbie deve crescer com lançamento do filme (Imagem: DinosArt/Shutterstock)

Revertendo o prejuízo

  • A projeção é de que o lucro somente neste ano chegue a marca de US$ 950 milhões, mais de R$ 4,5 bilhões.
  • Se confirmado, o resultado seria quase três vezes superior do que em 2022, quando a fabricante de brinquedos lucrou US$ 394 milhões, cerca de R$ 1,9 bilhão.
  • O filme e todo o universo em volta dele chegam em um ótimo momento, já que a empresa responsável pelo “mundo rosa” vem apresentando resultados operacionais cada vez menores.
  • Os números de 2022, por exemplo, representam uma importante queda de 56% em relação ao ano anterior.
  • E mesmo 2023 está sendo negativo até o momento: no primeiro trimestre do ano, a empresa teve prejuízo de mais de US$ 106 milhões, mais de R$ 500 milhões.
  • Um cenário que vem se arrastando desde o início da década de 2010, com a diminuição da venda de bonecas e brinquedos, cada vez mais substituídos por jogos digitais.
  • Agora, o cenário é completamente diferente.
  • O presidente da Mattel, Richard Dickson, já prometeu investir pesado no universo cinematográfico da Barbie, e fontes indicam que pelo menos 45 filmes estão no radar.

Parceiros também estão lucrando

  • A expectativa de grande lucros também vale para as empresas parceiras da Mattel.
  • A C&A Brasil é uma delas, com o lançamento de uma coleção com 30 modelos diferentes e mais de 60 mil peças, femininas, masculinas, para adultos e infantis, inspiradas no universo do filme.
  • Alguns dos produtos já esgotaram.
C&A lançou coleção inspirada no filme Barbie (Imagem: divulgação C&A)
  • Já a OPI, marca de produtos para unhas da Wella Company, desenvolveu uma coleção de esmaltes inspiradas no longa.
OPI criou linha de esmaltes inspirada na Barbie (Imagem: divulgação OPI)
  • A Biscoitê é outro exemplo.
  • Ela desenvolveu um capuccino e biscoitos cor-de-rosa, além de embalagens colecionáveis, para fazer parte da experiência da “Barbie Dreamhouse” (“Casa da Barbie”) no shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
  • E mesmo quem não fechou acordo de licenciamento tenta surfar na onda da Barbie.
  • Várias marcas simplesmente pintaram de rosa suas redes sociais e e-commerces.

Com informações de G1.

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