Você já conseguiu identificar quais são os aplicativos que estão no topo da lista de consumo de bateria do seu celular? Na grande maioria das vezes, são os apps mais usados em seu aparelho. Por exemplo, se você passa muitas horas mexendo no Instagram, com certeza ele estará no topo da lista. Mas existem outros aspectos que podem fazer o aplicativo gerar maior consumo.

Leia também:

Quais os 5 apps que detonam bateria do celular

Apesar do descrito acima, há aplicativos que podem impactar a sua bateria sem você estar usando eles, já que podem rodar em segundo plano e até enviar notificações intensivamente, além de outras características dos programas. A seguir, confira a lista com os 5 aplicativos que mais roubam a bateria do seu celular.

Google Maps

Google Maps

Esse aplicativo é considerado um grande “vilão” no quesito de roubar carga do seu aparelho. Isso acontece pela necessidade que o programa tem de ter acesso contínuo à localização em tempo real. Isso faz com que o consumo de bateria aumente.

publicidade

Facebook

O Facebook é um exemplo de plataforma que opera de várias formas em segundo plano. Entre elas estão o fato dela dar acesso a outras redes sociais, realizar atualizações e sincronização de contatos.

WhatsApp

Esse é o aplicativo que entra no quesito daqueles que consomem mais bateria pelo uso constante com o envio de mensagens em texto, áudio e até as chamadas de vídeo e voz. No entanto, isso aumenta ainda mais se você for uma pessoa que recebe e envia mídias com maior frequência.

Spotify

Imagem: Shutterstock

O streaming de música é um dos que mais consomem dados. Outro quesito é que o app realiza algumas atividades em segundo plano. Ele está sempre enviando notificações de atualização.

TikTok

Uma “febre” entre muitas pessoas, o TikTok é uma das maiores plataformas de vídeos em todo o mundo, preferida principalmente por adolescentes. Isso faz com que ele seja muito utilizado e assim, também há muito acesso à galeria, caixa de som, câmera e microfone, o que causa queda de carga no seu celular.

Como diminuir consumo de bateria dos apps

Cada aplicativo tem as suas particularidades. Por isso, é necessário buscar uma solução individual para eles. No Google Maps, o ideal é você restringir o acesso à localização para que seja fornecida essa informação somente durante o uso. Assim, ele só vai gastar essa energia quando for necessário.

Já no Facebook, a solução é simples. Coloque um limite de uso para o aplicativo nas configurações do seu aparelho. No WhatsApp, o usuário pode fazer uma limpeza de chats a cada semana e desativar as notificações.

No Spotify atualize o aplicativo, desative o uso de dados em segundo plano, evite usar fones do ouvido bluetooth e também o alto-falante de seu telefone.

Para diminuir o consumo no TikTok, a alternativa pode ser habilitar o uso de internet para ele apenas quando for utilizá-lo. Também é válido limpar o cache do serviço. Essa opção você encontra nas configurações de seu aparelho.

Descubra quais aplicativos estão acabando com a bateria do seu celular

Tanto o Android, quanto o iPhone (iOS) disponibilizam informações que permitem você descobrir os serviços que mais estão acabando com a energia do seu aparelho.

Android

  1. Acesse às “Configurações”
  2. Clique em “Bateria”
  3. Toque em “Uso de bateria”
  4. Vai aparecer tudo que está consumindo a sua bateria

iPhone (iOS)

  1. Vá até os “Ajustes”
  2. Clique em “Bateria”
  3. Role a página para encontrar a lista dos apps que mais consomem

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!