A Asus aproveitou o começo desta quinta-feira (20) para lançar o ROG Ally no Brasil. O gadget é um console portátil que lembra muito o Nintendo Switch, mas com sistema operacional Windows 11 e chip AMD Ryzen Z1 Extreme focado justamente neste tipo de PC feito para games longe da tomada.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O ROG Ally é um PC gamer em formato de console portátil, muito parecido com o Nintendo Switch e o Steam Deck
  • Ele roda Windows 11 convencional, o que permite instalação de games de várias plataformas como Steam, EA App, Xbox e até a Epic Games Store
  • A tela é de 7 polegadas, com 120 Hz e resolução Full HD, mas é possível plugar em um cabo USB-C e enviar a jogatina para um monitor externo
  • Por dentro o AMD Ryzen Z1 Extreme trabalha com mais força que um Intel Core i9 da série K, com 16 GB de RAM e 512 GB de SSD

O ROG Ally é a resposta da Asus para o crescente mercado de PC gamer em formato de Nintendo Switch, como o Steam Deck. Enquanto este concorrente trabalha apenas com a própria plataforma de jogos, o modelo criado pela fabricante taiwanesa utiliza o Windows 11 como base para receber qualquer título lançado para ele, seja pela Epic Games Store, EA App, Steam ou até os disponíveis para o Xbox.

ROG Ally (Imagem: divulgação/Asus)
ROG Ally (Imagem: divulgação/Asus)

Por fora o ROG Ally segue exatamente a mesma ideia de seus concorrentes. Isso significa controles nas laterais e a tela Full HD de 120 Hz com FreeSync no meio. Um ponto que difere este modelo dos outros é a presença de luzes RGB nos joysticks e a cara mais quadrada presente em notebooks gamer da Asus.

publicidade

Por dentro fica o AMD Ryzen Z1 Extreme, um chip pensado justamente em um PC que vai rodar nas mãos do usuário e depende de energia da bateria, com a possibilidade de plugar em um apoio para enviar todo o processamento para um display maior, como a TV ou um monitor externo.

ROG Ally roda (quase) todos os jogos do Windows

O modelo que veio para o Brasil é o mais potente disponível no mercado internacional, com 16 GB de RAM LPDDR5 com 6.400 mAh, 512 GB de SSD em PCIe 4.0 e opção de memória externa em um microSD, este consideravelmente menos veloz que o espaço interno mesmo.

publicidade
ROG Ally (Imagem: divulgação/Asus)
ROG Ally (Imagem: divulgação/Asus)

O chip, chamado aqui de APU, consegue ter desempenho superior ao esperado para um Intel Core i9 da série K, o que deve garantir ótimo desempenho para quem está no avião e quer curtir um Diablo IV ou Red Dead Redemption 2 sem plugar o console na tomada.

Como o Windows 11 está instalado, você consegue plugar um cabo USB-C para enviar o conteúdo para um monitor externo e utilizar o ROG Ally como PC portátil, pareando teclado e mouse via Bluetooth no sistema.

publicidade

Quando e quanto?

O ROG Ally já está disponível no Brasil por R$ 6.999 em versão única, na cor branca.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!