Você usaria? IA cria novo modelo de tênis

O modelo [*AG-004].001 da *airegan foi projetado utilizando ferramentas como Midjourney e Stable Diffusion
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 21/07/2023 13h01, atualizada em 31/07/2023 18h10
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Imagem: divulgação/*airegan
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A inteligência artificial agora está sendo usada para criar novos designs de tênis. O *airegan foi projetado utilizando ferramentas como Midjourney e Stable Diffusion. Agora, o novo modelo [*AG-004].001 está disponível para pré-venda.

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Modelo [*AG-004].001 (Imagem: divulgação/*airegan)

Inovação com toque humano

  • A linha *airegan levanta questões intrigantes sobre autoria de design, influência estética e até mesmo propriedade intelectual.
  • O projeto, segundo a empresa, “reflete a mudança de paradigma na forma como projetamos objetos de significado e autoria”.
  • Inicialmente, a IA foi treinada usando milhares de designs de tênis da Nike e, em seguida, de outras marcas.
  • Ajustando os resultados, a partir de uma combinação de ideias, mas também com toques humanos, foram criados novos designs para os produtos.
  • Alguns fizeram um grande sucesso no TikTok, ganhando agora vida no mundo real.
Modelo [*AG-001].001, o primeiro desenvolvido pela empresa (Imagem: divulgação/*airegan)

Vantagens da IA

  • O uso da IA permite que o processo de criação de novos designs de tênis seja muito mais veloz.
  • “Esta é apenas uma maneira interessante de fazer isso. Mas com essa metodologia, assim, é 30 mil vezes mais rápido”, diz o diretor criativo Tim Nolan.
  • Para que esses novos produtos pudessem ser vendidos, no entanto, foram necessários alguns ajustes.
  • “Acho que as máquinas adoram usar no mínimo 256 cores”, diz Nolan.
  • O modelo [*AG-004].001 está sendo vendido por US$ 789, o equivalente a R$ 3.700.

Futuro dos tênis

  • O uso da IA nesse mercado levanta diversas discussões, mas também já é visto com grande potencial.
  • Não é à toa que a gigante Adidas já sinalizou abertamente que está incorporando a IA em seu fluxo de design.
  • Mas ainda não se sabe como o restante do mercado pode reagir e se questões como autoria de designs criados pela tecnologia podem virar uma discussão na Justiça.

Com informações de Fast Company.

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Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.