Para quem deseja aprender inglês e outros idiomas, uma forma gratuita de estudo é utilizar o ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial (IA). Esse tipo de plataforma pode ser ótimo para o aprendizado, já que há mecanismos para conversas conforme a linguagem nativa solicitada. Confira abaixo a lista que o Olhar Digital preparou com 5 dicas para aprender inglês, por exemplo, com a IA. no aplicativo.

Leia também:

Peça exemplos de frases

Se você for iniciante nos estudos em inglês, quando abrir o chatbot indique qual idioma você deseja estudar e o nível de compreensão em relação a ele. De início pode ser interessante pedir algumas frases que geralmente são utilizadas para iniciar uma conversa com algum nativo.

Conversação escrita

Uma outra maneira eficaz para praticar a sua conversação é fazer perguntas para o ChatGPT sobre algum tema e receber a resposta em inglês ou no idioma desejado. Assim, você ganhará prática na compreensão do idioma.

publicidade

Peça feedback

O programa é capaz de corrigir erros e sugerir melhorias, você pode utilizá-lo para isso. Após a interação, veja as correções que foram feitas e busque entender o que você precisa melhorar.

Aprenda novas palavras

Você pode traduzir frases e textos por completo. Assim, é possível realizar associações e aumentar o seu vocabulário de inglês. Dá inclusive para aprender gírias da língua. Também é interessante pedir sinônimos de palavras no idioma.

Peça exercícios em inglês

De forma específica e detalhada, peça para que o ChatGPT elabore o conteúdo. Depois disso, é necessário dizer qual é quantidade de questões que você quer, o tipo de exercício, se é de múltipla escolha, tradução ou outros. Após isso, selecione o seu nível de inglês e qual deve ser o assunto abordado.

Uma dica é iniciar a conversa pedindo para que a ferramenta se comporte como um professor de inglês e estruture um bom exercício.

Outros aplicativos que podem lhe auxiliar a aprender novos idiomas

Existem outras plataformas inspiradas no ChatGPT, mas que são indicadas justamente para aprender inglês. Uma delas é o Replika, um aplicativo que, por meio da Inteligência Artificial, adquiri detalhes da personalidade do usuário. Depois, é cria um clone visual “avatar”, gerando interação como se fosse um amigo próximo. Você pode treinar a sua conversação com o robô.

Outro que pode ser utilizado é o LangAI, uma ferramenta na qual é possível conversar em mais de 20 idiomas, incluindo o inglês. A inteligência artificial é projetada para responder de forma natural. Além disso, ela fornece feedback com as correções que são necessárias.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!