Elon Musk, bilionário e proprietário do Twitter, anunciou em uma série de tweets no início deste domingo (23) que planeja fazer a icônica ave azul do Twitter voar para longe. Segundo ele, a rede social irá trocar em breve o seu logo atual, a silhueta de um passarinho azul, por um simples “X”.

“Se um logo do X bom o suficiente for postado esta noite, vamos ativá-lo mundialmente amanhã”, escreveu Musk minutos depois da meia-noite de domingo. Ele também postou um curto vídeo de um “X” piscante, dando uma prévia de como poderia ser a nova identidade visual da plataforma.

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“Em breve nos despediremos da marca Twitter e, gradualmente, de todos os pássaros”, escreveu Musk em outra postagem. Na mesma série de tweets, ele iniciou uma enquete sobre a mudança da cor padrão da plataforma para preto. O Twitter não respondeu a pedidos de comentários de nenhum veículo jornalístico até então.

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Em um documento legal apresentado no início deste ano, o Twitter disse que tinha um novo nome para a empresa, X Corp., e que era uma companhia privada incorporada em Nevada, em vez da sede anterior do Twitter em Delaware, nos EUA. A sede principal do Twitter continua sendo em São Francisco, onde a empresa está sediada. A X Corp, por outro lado, faz parte de uma empresa controladora chamada X Holdings Corp, de acordo com o documento.

A mudança de nome da empresa está alinhada com uma visão que Musk tem tuitado, que é usar sua aquisição do Twitter para ajudar a criar o “X, o aplicativo de tudo”. O bilionário, cuja empresa de exploração espacial é chamada SpaceX, tem uma longa história com a letra X. Sua antiga startup de banco digital, X.com, mais tarde se tornou o PayPal após uma fusão com outra empresa. O CEO do Twitter muitas vezes se refere a um de seus filhos como X. Assim, a mudança faria todo o sentido… para Musk.

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Os planos de rebranding de Musk marcam uma ruptura com a abordagem da maioria dos profissionais de marketing de proteger marcas e logotipos com reconhecimento generalizado. “Não faz muito sentido substituir uma marca globalmente reconhecida por um símbolo genérico”, disse Jason Goldman, ex-chefe de produto do Twitter que tem sido crítico da gestão de Musk na empresa, conforme citado pelo Wall Street Journal.

A atual iteração do pássaro do Twitter foi lançada há mais de uma década, redesenhada pelo então diretor criativo da empresa, Doug Bowman. O logo de Bowman foi originalmente desenhado em 2006 e atualizado pelo menos três vezes até 2012. O co-fundador do Twitter, Biz Stone, disse que nomeou o pássaro de Larry T. Bird, em homenagem ao lendário jogador de basquete do Boston Celtics, Larry Bird.

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Com informações: WSJ

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