O Threads, rede social lançada recentemente pela Meta, está sendo visto por alguns anunciantes como uma alternativa menos polêmica e mais previsível do que o Twitter de Elon Musk. Analistas afirmam que o Threads pode atrair orçamentos de marketing e conquistar uma fatia do mercado de publicidade se conseguir manter seus usuários.

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Embora tenha tido uma queda no número de downloads e engajamento após o lançamento, pesquisas indicam que o Threads tem potencial para alcançar uma receita anual de publicidade de até US$5 bilhões, equivalente ao que o Twitter faturou em 2021.

Analistas da Morningstar também afirmam que a plataforma pode somar entre US$2 bilhões e US$3 bilhões à receita anual da Meta Platform todos os anos entre 2024 e 2027, enquanto a Evercore ISI estima US$8 bilhões em receita anual até 2025 — uma pequena parte dos US$ 156 bilhõesesperados para a Meta naquele ano, de acordo com a Refinitiv.

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Threads
Imagem: shutterstock/Ascannio

Muitas marcas já estão considerando a possibilidade de destinar recursos para campanhas de marketing futuras na rede social, caso ela floresça sob a gestão da Meta, que possui experiência com Instagram e Facebook.

Alguns anunciantes já estão planejando incluir posts no Threads junto com publicações patrocinadas no TikTok e Instagram.

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Porém, até o momento, o Threads não possui suporte para mensagens diretas, hashtags ou busca por palavras-chave, o que limita seu apelo para anunciantes e sua utilidade como um espaço para acompanhamento de eventos em tempo real, como acontece frequentemente no Twitter.

Apesar dessa limitação, marcas estão experimentando a ferramenta e consideram que a ela tem trazido de volta a diversão às redes sociais, relembrando os “gloriosos dias do Twitter” — como disse à Reuters Liz Bartges, diretora de engajamento de marca da agência de comunicação FerebeeLane.

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O cenário da Meta

  • Na quarta-feira (26), quando a Meta divulga os resultados do período de abril a junho, a empresa deve registrar um aumento de 8% na receita trimestral, para US$ 31,1 bilhões, seu melhor crescimento em seis trimestres.
  • Depois de demorar a adotar sistemas de hardware e software compatíveis com inteligência artificial para seu negócio principal, a Meta investiu para atualizar sua capacidade de IA e aumentar o tráfego no Facebook e no Instagram, impulsionando as vendas de anúncios. 
  • A empresa também reduziu sua perspectiva de custos para o ano após os excessos da pandemia.
  • No entanto, o Threads ainda tem um longo caminho pela frente para igualar o alcance do Twitter, que tinha quase 240 milhões de usuários ativos diários monetizáveis em julho do ano passado.
  • A Meta espera atingir a marca de 1 bilhão de usuários antes de começar a monetizar a plataforma.

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