Pesquisadores desenvolveram robô capaz de realizar experimentos de forma mais eficiente e sustentável, com foco em expandir materiais semicondutores utilizados em equipamentos de energia solar.

O RoboMapper consegue identificar, de forma rápida, novos materiais de perovskita (mineral de óxido de cálcio e titânio), com maior estabilidade e eficiência, de células solares. Esse robô foi revelado no artigo Sustainable Materials Acceleration Platform Reveals Stable and Efficient Wide Bandgap Metal Halide Perovskite Alloys, publicado na revista Matter.

publicidade

Leia mais:

O RoboMapper nos permite realizar testes de materiais mais rapidamente, ao mesmo tempo em que reduz o custo e a sobrecarga de energia – tornando todo o processo mais sustentável.

Aram Amassian, autor do artigo sobre o projeto e professor de ciência e engenharia de materiais na North Carolina State University (EUA)
  • As pesquisas convencionais são baseadas na preparação de amostras, que, em seguida, são testadas usando diferentes instrumentos;
  • Essa etapa envolve colocar, alinhar e calibrar amostras conforme necessário para coletar os dados;
  • Os esforços para facilitar esse processo são focados em automação da linha de montagem, com uma amostra por chip passando por todo o processo de coleta de dados;
  • Dessa forma, os testes acontecem em maior velocidade – mas não descartam a necessidade de testar cada amostra.

“O RoboMapper também automatiza esse processo, mas coloca dezenas de amostras em cada chip, miniaturizando as amostras de material com ajuda da impressão moderna”, afirma Amassian. “Ele ainda executa cada etapa do processo de coleta de dados, mas o faz para vários materiais em paralelo, economizando tempo e energia.”

publicidade

Isso torna a busca por novos materiais muito mais eficiente, mais econômica e mais sustentável em termos de nossa pegada de carbono […] É quase dez vezes mais rápido do que as técnicas automatizadas anteriores.

 Tonghui Wang, principal autor do artigo 

A equipe utilizou o RoboMapper para fazer ligas usando conjunto definido de elementos. Ele conseguiu construir amostras com 150 composições de ligas diferentes e realizou espectroscopia ótica e avaliações estruturais de raios-x, além dos testes de estabilidade dessas amostras.

Com informações de Tech Xplore

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!