Alerta: IA pode ser usada para criar armas biológicas

Desenvolvedores de IA afirmaram ao Congresso dos EUA que tecnologia pode ser utilizada por terroristas para a criação de armas biológicas
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 26/07/2023 14h59, atualizada em 27/07/2023 21h37
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O avanço da inteligência artificial abre inúmeras portas para o desenvolvimento da humanidade, mas também uma série de riscos. Um deles é que a IA seja utilizada por terroristas para a criação de armas biológicas. O alerta foi feito durante uma audiência no Congresso dos Estados Unidos nesta terça-feira (25) por desenvolvedores da tecnologia.

Leia mais

Alertas envolvendo a IA

  • Yoshua Bengio, professor da Universidade de Montreal, no Canadá, e conhecido como um dos pais da inteligência artificial, fez um apelo para que o governo dos Estados Unidos pressione por uma cooperação internacional com o objetivo de controlar o desenvolvimento da IA.
  • Ele defendeu, durante audiência no Congresso americano, que um regime semelhante às regras internacionais sobre tecnologia nuclear seja adotado.
  • Já Dario Amodei, presidente-executivo da startup de IA Anthropic, fez um alerta preocupante: no atual ritmo de desenvolvimento da tecnologia, a inteligência artificial de ponta poderá usada para criar vírus perigosos e outras armas biológicas em menos de dois anos.
  • Stuart Russell, professor de ciência da computação da Universidade da Califórnia em Berkeley, também participou das discussões sobre o tema.
  • Segundo ele, é mais difícil entender e controlar totalmente a IA do que outras tecnologias poderosas.

Discussões sobre regras de uso da tecnologia

  • As preocupações com o uso que pode ser feito da inteligência artificial reforça a pressão para a criação de uma legislação sobre o tema.
  • O senador Richard Blumenthal, presidente do subcomitê que realizou a audiência, disse que a humanidade se mostrou capaz de inventar novas tecnologias incríveis que as pessoas nunca pensaram que seriam possíveis na época.
  • Ele comparou a IA ao Projeto Manhattan, que desenvolveu a bomba atômica, ou aos esforços da Nasa para colocar um homem na Lua.
  • No entanto, nem todos concordam sobre os riscos.
  • Alguns desenvolvedores da inteligência artificial defendem que os temores são exagerados e que apenas espalham medo desnecessariamente.

Com informações de The Washington Post.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.