O Google quer melhorar a experiência de uso de apps em tablets e celulares dobráveis com Android, e, para isso, vai começar a destacar aqueles disponíveis na loja Play Store que são bem adaptados para as telas maiores — ao mesmo tempo em que indicará os que não são.
“Para promover apps de alta qualidade que brilham em telas grandes, fizemos uma série de mudanças no ranqueamento para melhorar a qualidade na Play Store. Apps e jogos que aderirem às nossas diretrizes de qualidade para apps em telas grandes vão ficar melhor posicionados na busca e nas áreas de apps e jogos”, explicou a empresa em um post no blog oficial.
Leia mais:
- ChatGPT chega para celulares com Android no Brasil
- Microsoft dá mais um passo para você instalar apps Android no PC
- Google acusa Índia de proteger Amazon em investigação sobre Android
A mudança começa a valer já em agosto e visa ajudar usuários com dispositivos como tablets e smartphones dobráveis a encontrarem opções de apps que aproveitem melhor as características dos aparelhos.

Com isso, aplicativos que “redimensionam bem e suportam tanto as orientações retrato e paisagem” vão ganhar mais visibilidade na loja oficial de apps do Android. De certa forma, é uma maneira de premiar desenvolvedores que se dedicam a oferecer experiências adequadas em diferentes tipos de dispositivos.
Apesar da maioria dos dispositivos Android serem smartphones convencionais, o Google quer que o sistema operacional também ofereça experiência de qualidade em tablets e smartphones dobráveis — sendo esse último um segmento em crescimento.
Quem não se adaptar será penalizado
Se por um lado os apps devidamente adaptados para diferentes tamanhos de tela vão ganhar destaque, os que não fizerem modificações vão ser penalizados.
A Play Store vai passar a exibir alertas a usuários quando os apps não funcionarem devidamente em diferentes tipos de tamanho. Inicialmente, esses alertas vão se concentrar em aplicativos com problemas de “qualidade técnica” — ou seja, que travam e fecham sozinhos mais do que deviam — mas, no futuro, eles também avisarão de aplicativos que não são otimizados para telas maiores.
As medidas também visam melhorar a experiência do Android em dispositivos do próprio Google — a empresa lançou recentemente o dobrável Pixel Fold e o Pixel Tablet, os dois aparelhos com a maior tela dentro da linha da empresa.
Via The Verge
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!