Pesquisadores da Coreia do Sul anunciaram o desenvolvimento de um supercondutor de eletricidade em temperatura e pressão ambientes. Isso é algo tão revolucionário que, se confirmado, pode mudar o mundo.

Vamos entender o porquê. Os supercondutores transmitem eletricidade sem resistência e têm uma série de propriedades magnéticas que os tornam inestimáveis em aplicações tecnológicas. Normalmente, os supercondutores precisam ser resfriados a temperaturas muito baixas. Assim, um supercondutor capaz de trabalhar fora do laboratório em condições regulares seria realmente transformador.

É preciso ressaltar, no entanto, que já houve alegações anteriores de supercondutividade à temperatura ambiente que não deram certo. Portanto, é preciso conter os ânimos antes de comemorar o possível feito. Na última semana, os responsáveis pelo projeto enviaram um artigo descrevendo a pesquisa para o servidor de pré-impressão arXiv, e estão aguardando a revisão por pares para publicação em uma revista científica.

Supercondutividade é um conjunto de propriedades físicas observadas em certos materiais onde a resistência elétrica desaparece e campos de fluxo magnético são expelidos do material. Crédito: SeniMelihat – Shutterstock

Qual é o segredo do supercondutor sul-coreano

Um aspecto crucial da supercondutividade é a temperatura crítica: temperatura abaixo da qual o material se torna supercondutor. O valor declarado para o chumbo-apatita modificado (LK-99), material desenvolvido nesta nova pesquisa, é 127°C, o que significa que poderia ser facilmente empregado em todos os ambientes da Terra

Conforme destaca o site IFLScience, se isso for confirmado, o LK-99 não será o único supercondutor à temperatura ambiente, mas seria o primeiro a não exigir grandes pressões para agir.

A equipe também registrou a corrente crítica no material, a falta de resistência elétrica, o campo magnético crítico, bem como o efeito Meissner, que é a capacidade de um supercondutor de expelir o campo magnético durante sua transição, repelindo ímãs próximos e permitindo que o material levite. Essas propriedades levaram os desenvolvedores a afirmar que o LK-99 é de fato um supercondutor.

Todas as evidências e explicações mostram que o LK-99 é o primeiro supercondutor de temperatura ambiente e pressão ambiente. O LK-99 tem muitas possibilidades para várias aplicações, como ímã, motor, cabo, trem de levitação, cabo de alimentação, qubit para um computador quântico, antenas THz, etc. Acreditamos que nosso novo desenvolvimento será um novo evento histórico que abre uma nova era para a humanidade

Sukbae Lee, Ji-Hoon Kim e Young-Wan Kwon, autores do novo estudo

A razão para a falta de resistência elétrica dos supercondutores está no comportamento do elétron. Quando o material atinge a supercondutividade, seus elétrons superam sua repulsão e se emparelham, fluindo livremente sem perda de energia.

Segundo os cientistas, isso está acontecendo no LK-99 por causa do estresse causado pelos átomos de cobre no chumbo, que não é aliviado pela singularidade estrutural do material.