Entre os navegadores de Internet, o Google Chrome está na lista dos mais utilizados da web. Porém, a ferramenta tem muitas funcionalidades e pode acabar apresentando, ao longo do dia a dia, algumas falhas que conseguem gerar certo desconforto.

Por isso, o Olhar Digital preparou uma lista com as principais falhas que o Google Chrome pode apresentar e como solucioná-las de forma rápida e inteligente.

O que são os bugs do Chrome?

Os Bugs no Google Chrome (ou em qualquer software) são problemas, erros ou falhas inesperadas que podem ocorrer durante o funcionamento do navegador. Esses bugs afetam a estabilidade, a segurança ou o desempenho do Chrome, provocando o mau funcionamento do aplicativo.

Essas falhas, podem ser causadas, ​​por uma série de motivos. Como erros de programação, conflitos com outros softwares ou até mesmo problemas no sistema operacional onde o navegador está sendo executado. Alguns exemplos comuns, de bugs no Google Chrome, incluem:

publicidade
  • Páginas que não carregam corretamente, ou não são exibidas adequadamente.
  • Congelamentos, ou travamentos do navegador.
  • Lentidão, ou desempenho abaixo do esperado.
  • Mensagens de erro, ou de “página não encontrada”.
  • Problemas com a reprodução de mídia, como em sites de streaming de vídeo, por exemplo.
  • Questões de segurança, que podem permitir aos sites maliciosos, o acesso às informações do usuário.

Resolvendo os Bugs

Imagem mostrando o usuário manuseando o PC
O Chrome, exige muita memória devido à quantidade infinita de plugins disponíveis. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Logo abaixo listamos os principais erros com base no fórum de usuários do Google Chrome:

ERR_TIMED_OUT

Uma das falhas mais comuns, de acordo com o fórum do Google, é o ERR_TIMED_OUT. Basicamente o erro consiste, na falha de troca dos pacotes de dados. Fazendo o navegador, levar mais tempo que o habitual para responder. Impedindo assim, que uma página da Web seja exibida.

Caso você se depare com essa falha, é importante fazer o máximo de testes possível até conseguir acessar a página da web. Dito isso, confira algumas formas de resolver esse problema:

Atualizando a página

Uma das alternativas mais simples de resolver a falha de conexão entre o navegador e uma determinada página, é atualizando a página. Para fazer isso, basta clicar no caso do Windows no botão F5 do teclado e aguardar a página recarregar automaticamente. Vale ressaltar, que também é possível realizar o mesmo procedimento em computadores com IOS usando o comando (Command + R).

Conferindo a conexão de rede

Outra ação interessante, é verificar se a conexão com a Internet, seja ela por cabo ou sem fio, está funcionando corretamente. Afinal, o erro pode ser uma reação pela falta de conexão. Caso queira fazer o teste, desconecte da rede, aguarde cerca de 1 a 5 minutos, e conecte novamente. Se a falha continuar, tente desligar o roteador ou o modem de internet, e ligá-lo em seguida.

É importante frisar, que em caso de a falha persistir após reconectar com a mesma rede, é interessante fazer o contato com o seu provedor de internet para ter um suporte maior, quanto ao problema.

Limpando o cache

A prática de limpar o cache pode ser uma solução eficaz, já que durante a correria do dia a dia, não nos lembramos de apagar o histórico de navegação, fazendo o navegador muita das vezes ficar mais pesado durante seu funcionamento.

Uma ferramenta bem útil para esse procedimento é o CClear, que faz uma limpeza completa do seu dispositivo e pode até resolver problemas como o travamento durante a inicialização do sistema em seu computador.

  1. Abra o CClear

    Com CClear já instalado, clique no aplicativo para abrir a ferramenta.Passo 1, limpeza de registro

  2. Entre na aba de limpeza

    Em seguida, clique em ‘Limpeza personalizada’ e depois clique em ‘Analisar’. Durante o procedimento, é importante ressaltar que será necessário fechar o navegador para ser realizada a limpeza dos registros e cache;Passo 2, mostrando a aba de limpeza

  3. Faça a análise de limpeza e execute a limpeza

    Após aparecer o resultado da ‘Análise, clique em ‘Executar limpeza’ e aguarde o procedimento ser realizado pela ferramenta.

  4. Pronto

    Logo, o seu computador estará mais leve por conta da limpeza. Agora, caso o problema persista, faça o teste de conectar novamente ou reiniciar o computador.Passo 3 e 4, mostrando a limpeza de registro concluída

Memória RAM

Se os dois procedimentos acima não funcionar, uma alternativa é abrir o gerenciador de tarefas e forçar o fechamento de aplicativos que possam estar consumindo excessivamente a memória RAM do seu computador.

Finalizar tarefas no Windows

1 – Clique com o botão direito do seu mouse em cima da barra de ferramentas do seu computador. Logo após, clique em ‘Gerenciador de tarefas’; Passo 1, mostrando a abertura da jaleda do Gerenciador de tarefas

2  – Com o ‘Gerenciador de tarefas’ aberto, clique agora no aplicativo que deseja forçar o fechamento. Em seguida, a aplicação será finalizada automaticamente; Passo 2, mostrando a finalização forçada de um app no Windows

Finalizando tarefas no MacOS

1 – Pressione estas três teclas juntas: Option (ou Alt), Command, Esc (Escape).1 Você também pode selecionar a opção Forçar Encerrar no menu, Apple no canto da tela.

2 – Uma janela Forçar Encerrar será aberta. Selecione o app que deseja encerrar e clique em Forçar Encerrar;

Passo 2, com Gerenciador de tarefas do MacOS

Reinicie o computador

Uma alternativa que pode resolver o problema do Google Chrome travando, é reiniciando o seu computador. A questão é, que às vezes muitos usuários têm o hábito de deixar o dispositivo ligado em stand by, e como o navegador do Google consume muita memória RAM durante sua utilização, pode ser que o dispositivo trave as aplicações durante o despertar do stand by. Por isso, reiniciar o computador pode resolver essas questões de travamento do navegador.

Atualize o navegador

Com as constantes evoluções, o Google para trazer experiências ainda mais sofisticadas tem lançado constantemente atualizações em seu navegador. Por esse motivo, pode ser que o seu browser esteja desatualizado e por isso apresentando falhas ao tentar abrir, por exemplo, uma página da Web.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!