O Citroën Ami – carrinho elétrico que a marca afirma ser uma “solução de mobilidade” – será lançado no mercado brasileiro em breve, conforme anunciou a Stellantis. Lançado em 2022, o veículo fez sucesso na Europa.

Para quem tem pressa:

  • O carrinho elétrico Ami, da Citroën, será lançado no mercado brasileiro em breve;
  • Lançado em 2022, o veículo – ideal para locais onde um automóvel convencional seria grande demais – fez sucesso na Europa;
  • Por conta de potência e torque baixos, o Ami não se enquadra como um carro em alguns países;
  • No Brasil, o veículo pode ser enquadrado como um quadriciclo, seguindo a Resolução 573 do Contran;
  • É possível que ele seja direcionado para empresas que o utilizem em ambientes controlados, como shoppings, condomínios e galpões.

Na Grécia, por exemplo, o Ami é utilizado até mesmo pela polícia, no lugar de bicicletas. E seu uso também pode ser aplicado por empresas que buscam aumentar sua sustentabilidade e pontuação ESG – conjunto de padrões e boas práticas para definir se uma empresa é sustentável, socialmente consciente e gerenciada corretamente.

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Carrinho elétrico da Ciroën

Homem dirigindo Citroën Ami na rua
(Imagem: Divulgação/Citroën)

O Citroën Ami é um carro elétrico enxuto em suas dimensões, com 2,4 m de comprimento e 1,4 m de largura.

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Por isso, é ideal para deslocamentos em locais onde um automóvel convencional é grande demais: por exemplo, nas ruas estreitas de cidades turísticas da Itália e Grécia. Daí o sucesso na Europa.

O veículo apresenta vantagens quanto à legislação. Por conta de sua potência de 8,5 cv e torque de 4,5 kgfm, ele não se enquadra como um carro em alguns países. Isso permite, por exemplo, que adolescentes de 14 anos o dirijam.

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Os custos de homologação do Citroën Ami também são menores, o que favorece seu preço acessível, que não ultrapassa o equivalente a R$ 50 mil no Hemisfério Norte.

Painel do Citroën Ami
(Imagem: Divulgação/Citroën)

No Brasil, porém, a classificação do veículo pela lei ainda é incerta. Uma possibilidade é que o Ami seja enquadrado como um quadriciclo, seguindo a Resolução 573 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

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No entanto, essa classificação traz entraves – por exemplo, a exigência de CNH categoria B, uso de capacete em vias públicas e até mesmo a instalação de airbag frontal. Por isso, a Citroën ainda não revelou como o Ami será comercializado.

É possível que ele seja direcionado para empresas que o utilizem em ambientes controlados, como shoppings, condomínios fechados e galpões de logística.

O modelo possui autonomia de 75 km e alcança uma velocidade máxima de 45 km/h, características ideais para seu uso em ambientes desse tipo.

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