Estudo identifica anticorpos que neutralizam variantes da Covid-19

Pesquisadores isolaram anticorpos de um paciente que se recuperou após ser infectado e foi posteriormente vacinado contra a Covid-19
Alessandro Di Lorenzo28/07/2023 15h08, atualizada em 31/07/2023 21h01
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um estudo publicado na revista Science Advances descobriu que anticorpos podem neutralizar praticamente todas as variantes conhecidas da Covid-19, incluindo a ômicron. Segundo os pesquisadores, eles também poderiam evitar surtos futuros de coronavírus.

Leia mais

Combinação de fatores

  • A equipe de cientistas foi liderada pela Duke-NUS Medical School e contou também com pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura e da Universidade de Melbourne, na Austrália.
  • O estudo isolou anticorpos do sangue de um paciente que se recuperou após ser infectado pela Covid-19 e que foi posteriormente vacinado contra a doença.
  • Essa combinação de fatores gerou uma resposta de anticorpos capaz de neutralizar quase todos os coronavírus relacionados testados.
  • “Procuramos abordar a falta de anticorpos monoclonais terapêuticos para tratamento e profilaxia de pacientes Covid-19 de alto risco, já que todos os anticorpos monoclonais previamente aprovados perderam eficácia contra variantes SARS-CoV-2 recém-emergidas. Este trabalho fornece evidências encorajadoras de que as vacinas contra o pan-coronavírus são possíveis se puderem ‘educar’ o sistema imunológico humano da maneira certa”, explicou o professor Wang Linfa, da Duke-NUS.

Anticorpo E7

  • O trabalho descreve como seis anticorpos poderiam neutralizar vários coronavírus, incluindo SARS-CoV-2, as variantes alfa, beta, gama, delta e ômicron, além do vírus original e vários outros tipos de coronavírus.
  • “Três anticorpos se destacaram como excepcionalmente amplos e potentes, capazes de neutralizar todos os vírus relacionados ao SARS testados em concentrações muito baixas”, disse o Dr. Chia Wan Ni, da Universidade Nacional de Cingapura.
  • O anticorpo mais poderoso, chamado E7, neutralizou os sarbecovírus SARS-CoV e SARS-CoV-2, os sarbecovírus animais e as variantes SARS-CoV-2 recém-emergidas, como o omicron XBB.1.16.
  • Segundo os pesquisadores, ele combate o vírus por meio de um mecanismo único de ligação que une duas partes da proteína spike do coronavírus que são usadas para invadir as células.
  • Isso parece bloquear o pico em uma conformação inativa e bloquear o processo de mudança de forma que o vírus requer para infectar as células e causar doenças.
  • “A potência neutralizante e a amplitude do anticorpo E7 excederam quaisquer outros anticorpos contra o coronavírus relacionados ao SARS que encontramos. Ele manteve a atividade até mesmo contra as subvariantes mais recentes do ômicron, enquanto a maioria dos outros anticorpos perde eficácia”, disse o Dr. Chia.
  • As descobertas podem ser utilizadas para criação de novas vacinas e medicamentos que funcionam contra variantes da Covid-19.

Com informações de Medical Xpress.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.