Segundo uma pesquisa divulgada pela FGV (2022), a pandemia foi responsável por acelerar a transformação digital das empresas em até quatro anos. A necessidade de adaptação ao novo cenário foi o pontapé para a digitalização de diferentes setores: da educação, com o modelo de aulas à distância, passando pelo sistema financeiro, que precisou incluir novas camadas de segurança, até a saúde, com atendimentos via telemedicina.  

Embora tenham causado um impacto enorme, a digitalização não parou por aí. Um levantamento realizado pela EY em 2022, em que foram entrevistados 1.500 executivos de várias partes do mundo entre janeiro e março do mesmo ano, mostrou que as empresas seguem fazendo grandes investimentos em transformação digital em 2023 como fator fundamental para a sobrevivência e crescimento do negócio. 

O montante previsto para este ano supera em 65% o valor aplicado em 2020. E esse investimento tem dado retorno. A mesma pesquisa da EY mostra que as empresas que mediram o retorno dos investimentos em tecnologias para transformação digital relataram esperar um retorno médio de 7,6% em 2022, versus os 4,4% alcançado no ano anterior. 

Mas isso ainda não é a realidade da maioria dos negócios — três em cada cinco empresas não sabem quanto gastaram em tecnologia ou qual o retorno que isso gerou.  

publicidade

Mais do que investir dinheiro, é necessário estratégia e pessoas qualificadas para fazer a transformação digital das empresas.  

Transformação digital
Transformação digital. Imagem: Miha Creative/Shutterstock

Por onde começar 

O processo de digitalização de produtos e serviços deve começar com uma visão clara e uma estratégia bem definida. As empresas devem avaliar sua posição atual e identificar áreas onde a digitalização pode proporcionar ganhos significativos. Isso envolve uma análise profunda dos processos de negócio, identificando gargalos e oportunidades de melhoria. 

É crucial envolver todos os níveis hierárquicos e colaboradores nessa jornada, promovendo a conscientização e a capacitação para lidar com as mudanças tecnológicas. 

Um outro ponto crucial para impulsionar a transformação digital dos negócios é escolher em quais tecnologias investir. A automação de processos e a análise de dados têm estado cada vez mais em evidência — não à toa, a IA já está presente em mais de 40% das organizações ao redor do mundo, de acordo com dados da Tortoise Media (2022). Mas, não se precipite: é preciso entender a maturidade do seu negócio para então direcionar os esforços e o investimento para onde eles realmente vão gerar resultados.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!