Força Aérea dos Estados Unidos fechou acordo para ter “carro voador”

Empresas de todo o mundo estão apostando no desenvolvimento de veículos elétricos de pouso e decolagem verticais
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 31/07/2023 15h18, atualizada em 01/08/2023 21h23
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os veículos elétricos de pouso e decolagem verticais, conhecidos como eVTOLs, são uma grande aposta do futuro da mobilidade. Muitas vezes, a gente acaba classificando esses modelos como “carros voadores”. Independentemente do nome que damos, a expectativa é alta. Instituições militares dos Estados Unidos também estão investindo no setor. A Archer Aviation, uma das principais desenvolvedoras e responsável pela modelo Midnight, ampliou uma parceria com o Departamento de Defesa dos EUA nesta segunda-feira (31). Com o acordo, a Força Aérea americana planeja incorporar a aeronave da Archer Aviation à frota.

Leia mais:

Parceria Archer Aviation + Força Aérea dos EUA

  • A Archer Aviation já fechou acordos e recebeu financiamento de diversas empresas do ramo automobilístico, da aviação e, agora, das forças armadas.
  • A parceria entre a desenvolvedora do Midnight o Departamento de Defesa dos EUA já existe desde 2021, para avaliar o potencial da tecnologia eVTOL na prática.
  • Com a expansão do acordo para a Força Aérea, um investimento de US$ 124 milhões prevê que a empresa envie seis modelos da aeronave para compor a frota da instituição.
  • Além disso, o contrato permite o compartilhamento de dados adicionais sobre os testes de voo e relatórios relacionados à certificação e treinamento de pilotos.
Maker, o eVTOL ultrassilencioso da Archer
Archer Aviation tem outros modelos de eVTOL, como o Maker, uma aeronave ultrassilenciosa (Foto: Archer Aviation/Divulgação)

eVTOL na Força Aérea

Com a compra das seis unidades, parece que o governo dos Estados Unidos está interessado nos veículos de pouso e decolagem vertical.

Segundo o coronel Tom Meagher, líder do programa AFWERX Agility Prime, que contempla a parceria entre as instituições, a missão do Departamento é garantir que o país esteja na vanguarda da inovação.

É nossa missão é garantir que os EUA continuem a liderar o mundo no desenvolvimento e implantação de tecnologia aeroespacial emergente. As aeronaves eVTOL representam o ápice da terceira revolução no setor aeroespacial, e essas aeronaves e seus descendentes impulsionarão avanços em capacidades e eficiência. 

Coronel Tom Meagher

Meagher também destacou que a instituição quer desvendar quais benefícios as aeronaves poderão ter para fins militares no país. Segundo ele, os modelos serão usados para transporte pessoal, logística e operações de resgate.

Midnight deve ficar pronto apenas em 2024 (Foto: Archer Aviation/Divulgação)

Outras parcerias da Archer Aviation

  • O Midnight, da Archer Avation, foi revelado em dezembro de 2022 e chamou a atenção de empresas de diferentes ramos.
  • Desde 2018, antes mesmo de produzir o eVTOL, a empresa já havia fechado acordos com a companhia aérea United Airlines e a Stellantis.
  • Esta última, inclusive, financiou a construção das instalações em Covington, nos Estados Unidos, onde o Midnight foi fabricado.
  • Ambas empresas, assim como a Força Aérea, também fecharam acordos para compra da aeronave quando estiver pronta, o que está previsto para acontecer em 2024.

Com informações de Electrek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.