A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora de Faixa (EAF) deram início à implementação de três redes de fibra ótica como parte do Programa Norte Conectado, financiado pelo leilão do 5G, sem recursos públicos.

  • O programa visa instalar 12 mil quilômetros de fibra nos rios da Bacia Amazônica, beneficiando 59 cidades onde vivem 10 milhões de pessoas.
  • Serão investidos R$ 1,5 bilhão nessa iniciativa, com parte da capacidade da fibra sendo utilizada pelo setor público e a outra parte para empresas lançarem planos comerciais de internet.
  • As próximas três infovias terão 2,3 mil quilômetros de extensão e passarão por cabos subaquáticos fabricados pela chinesa ZTT Submarine Cable & System.
  • Esse equipamento foi transportado da China para o Brasil pelo Porto de Manaus no final de julho.

Leia mais:

publicidade

A EAF será responsável pela construção de seis infovias, totalizando mais de 10 mil quilômetros de cabos subaquáticos. O investimento para essas seis infovias, no valor de aproximadamente R$ 1,34 bilhão, foi captado por meio do leilão do 5G realizado pelas operadoras Claro, TIM e Vivo.

Esse programa inovador tem como objetivo fornecer sinal de dados de alta velocidade para melhorar a educação, saúde, pesquisa, defesa e judiciário da população da região, que está sendo prejudicada pela mineração ilegal e desmatamento.

publicidade
fibra ótica
Imagem: asharkyu / Shutterstock.com
  • A implementação das infovias 02, 03 e 04 está programada para ocorrer em fases posteriores.
  • A infovia 04, com mais de 500 km de extensão, nos rios Negro e Branco, está prevista para iniciar no final de agosto e conectará diversas localidades.
  • As infovias 02 e 03, com 1.200 km e 624 km de extensão, respectivamente, terão lançamento previsto para o último trimestre de 2023 e conectarão diversas cidades ao longo do rio Solimões e nas regiões de Belém e Macapá.

Esse projeto terá um impacto econômico significativo, abrindo novas oportunidades de negócios e desenvolvimento para a população da região amazônica.

A expectativa é que todas as infovias sejam concluídas até 2025, permitindo que a população tenha acesso à internet rápida e contribuindo para a melhoria de diversos setores socioeconômicos.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!