Os destroços de um antigo navio foram encontrados na costa da Itália recentemente. Ele data de mais de 2000 anos atrás do período romano e era provavelmente usado para o transporte de cargas.

O cargueiro data do século 1 ou 2 a.C. e afundou próximo de onde atualmente é o porto de Civitavecchia, a cerca de 80 quilômetros a noroeste de Roma. Dentro dos destroços foram encontrados centenas de ânforas, um tipo de jarro romano feito de terracota.

publicidade

Leia mais:

De acordo com comunicado do esquadrão de arte da polícia, responsável por proteger o patrimônio cultural italiano, as cerâmicas estavam praticamente intactas. Não se sabe bem qual era a função delas a bordo do navio romano, mas as ânforas eram geralmente utilizadas para transportar mercadorias como azeite, vinho ou molho de peixe e podiam ser encontradas em todo antigo mundo do Mediterrâneo Oriental.

publicidade

Naufrágios no Mediterrâneo

  • Estima-se que o navio possuía cerca de 20 metros de comprimento;
  • Sendo encontrado e filmado em um leito arenoso 160 metros abaixo do nível do mar, usando um robô operado remotamente;
  • Os especialistas ainda não disseram o que será realizado agora, se ele será recuperado ou se sua preciosa carga irá continuar no fundo do mar;
  • Encontrar destroços de antigos navios não tem sido incomum no Mediterrâneo e provavelmente existem milhares deles espalhados por lá;
  • Em 2018, um naufrágio grego de 2400 anos foi encontrado na costa da Bulgária;
  • Nesse mesmo ano, outras dezenas de navios afundados foram descobertos no Mar Egeu que datam do período grego, romano e bizantino.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!