A Waymo escolheu a cidade de Austin, no Texas, para ser o próximo local onde os carros autônomos vão buscar passageiros. A empresa faz parte da Alphabet, dona do Google e permite que o veículo faça todo trajeto sem a interferência de humanos no volante, nem mesmo de forma remota.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • A Waymo está testando seus carros na quarta cidade onde deve começar a operar os veículos autônomos até o final do ano
  • Eles são como carros da Uber, onde o usuário coloca a origem e o destino em um app e só precisa entrar no veículo que não tem motorista
  • O trajeto inteiro é feito de forma totalmente autônoma, mas em alguns casos existe um motorista para monitorar os testes
  • A empresa, que é dona do Google, opera a Waymo em três cidades americanas neste momento: São Francisco, Phoenix e Los Angeles

A promessa da Waymo é de colocar seus carros autônomos para realizar corridas em Austin até o final deste ano, mas você precisa segurar a expectativa. A presença dos muitos sensores no carro ainda não é uma garantia total de que o usuário vai abrir a porta e não encontrar ninguém dentro do veículo.

De acordo com os planos, em um primeiro momento as viagens serão acompanhadas de um motorista para que os testes aconteçam com segurança e respeitando as regras locais. Este trabalho começou bem antes e já acontece desde março deste ano, mas agora ele será intensificado para um possível início comercial do serviço.

publicidade

Waymo já opera carros autônomos em outras cidades

Se você ficou animado e quer entrar agora em um carro da Waymo, precisa ir para uma das três cidades onde a empresa opera os carros autônomos: Los Angeles e São Francisco na Califórnia, ou Phoenix no Arizona e todas estão na costa oeste dos Estados Unidos.

Em São Francisco e Phoenix o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e em Los Angeles ele deve ser iniciado em breve. O carro utilizado pela Waymo é um Jaguar I-PACE completamente elétrico e operado pela quinta geração da tecnologia criada pela empresa. Os veículos acomodam até quatro pessoas e elas precisam ter ao menos 8 anos para entrar sem a necessidade de acessórios como cadeirinhas.

publicidade

A empresa comenta já ter rodado mais de 32 milhões de quilômetros nos testes e também dentro do serviço já funcionando para corridas.

Com informações: Waymo.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!