Grandes fabricantes automobilísticos globais, como BMW e Volkswagen, estão investindo em tecnologia avançada, como software de assistência ao motorista, para competir no maior mercado de veículos elétricos (EVs) do mundo — a China.

  • A China é o maior mercado de veículos elétricos do mundo, com 5,9 milhões de unidades vendidas em 2022, capturando 59% dos EVs vendidos globalmente, de acordo com a Canalys, via CNBC.
  • Dados da Counterpoint Research mostraram que as marcas domésticas detêm 81% do mercado de elétricos, com BYD, Wuling, Chery, Changan e GAC entre as principais.

Leia mais:

publicidade

Marcas domésticas da China estão liderando o mercado no desenvolvimento e implementação de sistemas avançados de assistência à direção, capitalizando suas vantagens de entrada precoce no setor de veículos elétricos e inteligentes.  […] Essas marcas têm uma vantagem sobre outras joint ventures no planejamento e execução de sistemas inteligentes de assistência à direção.

Trecho do relatório da Canalys

O Banco BofA em um relatório de maio afirmou que espera que a China ainda seja o maior mercado de EVs do mundo em 2025, com uma participação de mercado de 40%-45%.

Os fabricantes de automóveis da China estão acelerando a atualização ou inovação de plataformas de veículos e tecnologia, levando a uma experiência do usuário excepcional. Os produtos de EVs da China são muito mais competitivos do que antes, e esperamos que a penetração de EVs continue a se expandir na China.

Analistas do BofA Securities

No entanto, essas companhias globais estão agora intensificando seus esforços.

publicidade

Competitividade em alta no mercado de elétricos

  • Na sexta-feira, a BMW China anunciou que está acelerando o desenvolvimento de recursos de direção autônoma sem as mãos, também conhecidos como funções de Nível 3 ou L3.
  • A BMW China disse que planeja lançar esses recursos até o final de 2023 ou início de 2024 e garantirá a conformidade com os regulamentos locais.
  • A direção autônoma de Nível 3 ainda não foi amplamente aprovada na China, embora algumas empresas, incluindo a fabricante de elétricos doméstica Xpeng, tenham recebido autorização para testar a tecnologia.
  • A Toyota também trabalhará em conjunto como grupo para reformar nossa maneira de trabalhar e pensar para sobreviver na China.
  • Na semana passada, o grupo Volkswagen, da Alemanha, anunciou que está investindo aproximadamente US$700 milhões na Xpeng e adquirindo uma participação de 4,99% na empresa.

Estamos acelerando a expansão de nossa carteira local de veículos elétricos e, ao mesmo tempo, nos preparando para o próximo passo de inovaçãoa.

Ralf Brandstätter, membro do conselho da Volkswagen AG para a China, em comunicado
  • A Volkswagen e a Xpeng desenvolverão em conjunto dois novos veículos elétricos que incorporarão seu avançado software de assistência ao motorista para o mercado chinês e planejam lançá-los em 2026.
  • A Tesla e as marcas de elétricos chinesas estão promovendo tecnologia de direção autônoma para atrair compradores — com foco na direção autônoma total.
  • Por exemplo, a BYD está colaborando com a Nvidia e a Horizon Robotics para desenvolver tecnologia de direção autônoma.
  • Na segunda-feira, a fabricante chinesa Leapmotor informou aos repórteres que desenvolveu uma nova plataforma e pretende licenciá-la para outras montadoras para produção de EVs inteligentes.
  • No mesmo dia, a fabricante japonesa Toyota anunciou que aumentará o desenvolvimento de tecnologia de VE, buscando competir no mercado chinês.

O mercado chinês está crescendo a um ritmo sem precedentes. A Toyota também trabalhará em conjunto como grupo para reformar nossa maneira de trabalhar e pensar para sobreviver na China. Promovendo o desenvolvimento local… tentaremos desenvolver e oferecer produtos competitivos que possam satisfazer os clientes chineses em um ritmo rápido.

Tatsuro Ueda, CEO da Toyota na China, em comunicado

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!