Aviso: este artigo contém um ou mais links no preço do produto, que foram gerados a partir de um programa de afiliados. O valor não muda para você e o Olhar Digital poderá receber uma comissão. Nenhuma empresa participou da escolha para os links e não existiu aprovação prévia deste conteúdo, que segue independente como sempre foi.

A Samsung começou a vender no Brasil seu notebook mais caro e completo de todos para 2023: o Galaxy Book 3 Ultra. Ele não é, mas a placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 4070 tem força suficiente para transformar ele em gamer, enquanto a espessura e acabamento permitem um uso no escritório no intervalo das jogatinas.

publicidade

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • O Galaxy Book 3 Ultra é o notebook mais potente e caro da Samsung, sendo capaz de misturar um produto gamer com o trabalho
  • Para o gamer ele utiliza placa de vídeo GeForce RTX 4070 com 6 GB de VRAM GDDR6 e Intel Core i9 13900H (13ª geração)
  • A tela é de 16 polegadas com atualização de 120 Hz, resolução 3K e painel Dynamic AMOLED 2X
  • Mesmo podendo ser gamer, o Galaxy Book 3 Ultra foca em espessura muito fina para ser bonito e forte no trabalho mesmo

Além da placa de vídeo bastante recente e com força para rodar qualquer jogo atual com facilidade, o Galaxy Book 3 Ultra utiliza outros componentes capazes de entregar desempenho excelente em games e trabalho, como a presença do processador Intel Core i9 de 13ª geração, 32 GB de RAM LPDDR5 (essa menos veloz, mas ainda assim abundante) e 1 TB de SSD M.2 em NVMe.

publicidade
Galaxy Book 3 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy Book 3 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)

Tudo isso consegue rodar games, mas a Samsung não pensou neste tipo de uso e isso fica claro pela espessura do corpo do notebook. O Galaxy Book 3 Ultra não tem sistema robusto de resfriamento e o jogo deve encontrar queda no desempenho quando a placa de vídeo e processador começarem a esquentar demais após horas rodando o título.

Galaxy Book 3 Ultra pode ser econômico

Agora, pensando no que o Galaxy Book 3 Ultra foi realmente projetado, a ideia por aqui é utilizar todo esse poder de fogo para dar força bruta exageradamente pesada para trabalho, indo até edição de vídeos em 4K. Por conta disso o notebook tem tela Dynamic AMOLED 2X muito semelhante ao que encontramos nos smartphones Galaxy.

publicidade

A tela ainda tem 120 Hz de atualização, 16 polegadas em resolução 3K (2.880 x 1.800 pixels) e foca no trabalho quando entrega 120% de cobertura do volume de cor DCI-P3. Em conexões temos duas portas Thunderbolt 4 em USB-C, uma USB-A 3.2, HDMI e entrada para cartão microSD – poderia ser SD normal, né?

Galaxy Book 3 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy Book 3 Ultra (Imagem: divulgação/Samsung)

A presença do Intel Core i9 de 13ª geração entrega arquitetura híbrida para economizar energia quando o uso não é nem de edição, mas simples navegação por sites, produção de textos ou planilhas. Ele faz isso ao trabalhar como os celulares, onde existe uma área do chip de menor consumo energético e que entrega muito bem o básico, enquanto o restante é forte e ignora qualquer modo econômico.

publicidade

Quando e quanto?

O Galaxy Book 3 Ultra já está disponível para venda no Brasil em apenas uma configuração, com preço de R$ 25 mil.

Galaxy Book 3 Ultra
Samsung
Galaxy Book 3 Ultra
Fast Shop

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!