Punido no trabalho por postagem no X? Elon Musk promete te ajudar

Elon Musk prometeu ajudar usuários que sofrerem punições no trabalho por postagens no X, mas não revelou como isso vai funcionar
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 07/08/2023 12h19, atualizada em 07/08/2023 14h21
Elon Musk em evento
Elon Musk deve prestar depoimento para se explicar sobre declarações relacionadas ao piloto automático da Tesla (Imagem: Getty Images)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Postagens nas redes sociais podem causar brigas familiares ou até problemas no trabalho. Cada vez mais os empregadores têm ficado de olho em como os empregados utilizam as plataformas e até que tipo de conteúdo ou publicação é feito por eles. Mas agora Elon Musk promete ajudar em casos assim. O bilionário disse que fornecerá assistência jurídica aos usuários que enfrentem retaliação de seus chefes por postagens no X, antigo Twitter.

Leia mais

A promessa de Elon Musk

  • “Se você foi tratado injustamente pelo seu empregador devido a postar ou gostar de algo nesta plataforma, vamos financiar seus gastos com questões legais. Sem limites. Por favor, deixe a gente saber”, escreveu Musk em postagem na rede social.
  • O dono do X, no entanto, não revelou detalhes sobre como os usuários poderiam pedir ajuda em casos de retaliação, segundo informações do UOL.
  • O empresário se diz um defensor da liberdade de expressão na internet, mas algumas medidas tomadas por ele são inclusive alvo de críticas por relaxar demais o controle do conteúdo postado na plataforma.
  • Desde que o bilionário comprou a rede social por US$ 44 bilhões, R$ 227 bilhões na cotação da moeda na época, em outubro do ano passado, a receita proveniente de atividade de publicidade registrou uma grande queda.
  • Diversas empresas simplesmente abandonaram a rede social em meio a cobranças para que Musk endurecesse o controle contra crimes praticados na plataforma.
  • De acordo com a organização sem fins lucrativos Center for Countering Digital Hate (CCDH), os discursos de ódio aumentaram sensivelmente na rede social.
  • A empresa contesta as informações.

Críticas contra o bilionário

  • Outras medidas de Musk também foram alvos de críticas.
  • Ele reintegrou a conta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Twitter.
  • No início de 2021, o republicano foi banido da rede social por seu papel no ataque ao Capitólio por um grupo de seus apoiadores que tentavam reverter os resultados das eleições de 2020.
  • Recentemente, o X também reintegrou o rapper Kanye West, quase oito meses após a conta dele ser suspensa.
  • No ano passado, West, que agora é chamado profissionalmente de Ye, postou uma imagem que parecia mostrar uma suástica entrelaçada a uma Estrela de David, gerando revolta.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.