Iniciado em 1977, o Programa Voyager é composto pelo lançamento de duas missões, sendo elas a Voyager 1 e Voyager 2, com o objetivo inicial de estudar os planetas Júpiter e Saturno e suas respectivas luas. Porém, recentemente, comandos errados foram dados no último dia 21 de julho, colocando em risco o destino dessa missão. No entanto, a equipe responsável conseguiu focar na resolução do problema e na sexta-feira, 4 de agosto de 2023, eles confirmaram que a missão está seguindo conforme o planejado e em segurança.

Quando, e por que surgiu a missão Voyager?

A NASA lançou as sondas Voyager em 1977. Os cientistas projetaram elas para estudar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. As sondas Voyager 1 e Voyager 2 são as espaçonaves mais longínquas da Terra e continuam em funcionamento.

Esta ilustração mostra a posição das sondas Voyager 1 e Voyager 2 da NASA
As espaçonaves Voyager foram construídas pelo JPL, que continua a operar ambos. (Imagem: NASA)

Elas têm cerca de 7 metros de comprimento e pesam no entorno de 800 kg. Geradores termoelétricos de radioisótopos (RTGs) alimentam as sondas, utilizando o calor de isótopos radioativos para gerar eletricidade. Estão equipadas com uma variedade de instrumentos científicos, incluindo câmeras, espectrômetros, magnetômetros e sondas de plasma. Os instrumentos científicos da Voyager permitiram que os cientistas estudassem os planetas externos do sistema solar em detalhes nunca vistos antes.

As sondas Voyager também levaram consigo um disco de ouro contendo gravações de sons da Terra, como músicas, sons da natureza e mensagens de pessoas de todo o mundo. O disco de ouro é uma mensagem para qualquer civilização alienígena que encontre a Voyager.

Pioneirismo

É importante frisar que a Voyager 1 foi a primeira espaçonave a chegar nos planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Por meio dela, a humanidade pode ter acesso a imagens de close-up dos anéis de Júpiter e Saturno, além de ter sido uma grande ponte do conhecimento por proporcionar a descoberta de novos satélites naturais de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Fonte de dados

Foi por meio da Voyager 2 que a humanidade teve acesso a informações sobre os planetas que existem fora do sistema solar.

Durabilidade além do esperado

As sondas Voyager foram projetadas para durar apenas cinco anos, porém estão funcionando há mais de 45 anos. É importante frisar, também, que as sondas Voyager são os objetos de fabricação humana mais distantes da Terra. Além disso, as sondas Voyager estão atualmente deixando o sistema solar e entrarão no espaço interestelar.