O Google anunciou nesta semana algumas novidades que estarão presentes no Android 14 e elas focam na proteção contra ataques de hackers que utilizam a própria rede móvel do aparelho. A novidade pode impedir que um invasor intercepte o sinal do celular, ganhando acesso ao dispositivo mesmo quando ele não está em Wi-Fi público.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O Android 14 ainda não foi lançado para todos e o Google continua liberando novas informações sobre o próximo sistema operacional da casa
  • As mais recentes falam sobre segurança e envolvem até mesmo a desativação do acesso para rede 2G pelo celular
  • Segundo o Google, este tipo de comunicação não entrega a segurança presente em gerações mais recentes como 4G e 5G
  • No Android 14 o usuário poderá impedir que o modem do celular ou tablet acesse as redes 2G, mesmo quando elas forem as únicas disponíveis no local

A gente tem o 5G rodando até mesmo em celulares intermediários mais simples, mas outras tecnologias anteriores continuam presentes no cotidiano das pessoas e isso inclui até o 2G. Ele, mesmo com capacidade muito baixa para trafegar dados, ainda entrega grande cobertura para chamadas telefônicas e SMS, importante para áreas mais isoladas.

É justamente no 2G que mora o problema identificado pelo Google, por conta da menor segurança na forma como as informações são tratadas. Segundo o gigante das buscas, o celular tende a não oferecer segurança suficiente para identificar que uma torre não é exatamente o que deveria ser e, neste caso, serve apenas como intermediário para acesso do sinal, capaz de enviar malwares e até acessar o conteúdo trafegado.

publicidade
Android 14 terá segurança extra (Imagem: divulgação/Google)
Android 14 terá segurança extra (Imagem: divulgação/Google)

É mais ou menos como uma pessoa com equipamento avançado suficiente para fazer seu celular interpretar o sinal dele como de uma torre da operadora. Para não levantar suspeitas, a comunicação entre essa pessoa e a torre de verdade não é removida e assim o smartphone recebe o que deveria como ligações e mensagens de texto, mas agora com alguém no meio.

Android 14 pode estar a salvo do Pegasus

Ferramentas polêmicas como Pegasus utilizam este tipo de interceptação para ganhar acesso aos celulares de pessoas, até forçando o aparelho a permanecer no 2G mesmo quando 3G, 4G ou 5G estão disponíveis no local. Com o Android 14 será possível impedir que o celular acesse a rede de segunda geração, resolvendo parte do problema de segurança que chega como consequência.

publicidade

A remoção do recurso vai até o modem, garantindo que o smartphone realmente não será conectado com essa rede. Além disso, o Android 14 também poderá ser impossibilitado de utilizar redes chamadas de null-ciphered, sendo essas as conexões sem criptografia e ainda mais abertas ao acesso de terceiros.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!