Os bancos digitais surgiram para facilitar a vida financeira dos correntistas, mas também para implementar novas funcionalidades tecnológicas que versatilizam o dia a dia dos usuários. No Nubank, por exemplo, é possível utilizar uma carteira digital para acionar o cartão (de crédito ou débito) e realizar um pagamento nas maquininhas apenas ao aproximar o celular. A seguir, confira mais informações sobre este método e como habilitá-lo no seu app.

Leia mais:

O que é o NFC e por que ele é importante para usar o cartão do Nubank pelo celular?

nubank app
Divulgação: Nubank

NFC é a sigla para “Near Field Communication” e refere-se à habilidade que dois aparelhos detêm de trocar informações sem contato físico, como é o que ocorre entre um celular e uma maquininha de cartão durante compras presenciais. Apesar de a tecnologia ser inovadora, nem todos os celulares estão equipados para suportá-la, o que significa que não adianta ter um aplicativo que permita essa funcionalidade se o seu celular não contribui para o recurso. Uma maneira fácil de tirar esta dúvida é pesquisando as especificações técnicas do seu aparelho e procurar pela presença do “NFC”.

Caso o seu dispositivo esteja equipado com a funcionalidade, então será possível vincular uma carteira digital ao seu cartão Nubank e utilizá-lo para pagamentos NFC. Na prática, isso significa que você apenas precisaria acionar a função no app e aproximar o smartphone da maquininha: em seguida, o valor da compra seria computado automaticamente no extrato do seu cartão.

publicidade

E como usar o cartão de crédito Nubank via NFC pelo celular?

nubank e google pay
Divulgação: Nubank

De início, é preciso ativar as compras por aproximação no seu cartão. Para isso, faça o seguinte:

  1. Dirija-se ao aplicativo do Nubank;
  2. Selecione o botão “Meus cartões”;
  3. Escolha o cartão desejado dentre aqueles que você tem na plataforma;
  4. Clique sobre este cartão;
  5. Acesse o botão “Configurar”
  6. Selecione a barra deslizante para ativar a opção “Compras por aproximação”.

Uma vez que esta funcionalidade estiver ativada, então vá até a central de configurações do seu aparelho e ative a tecnologia NFC.

Para finalmente utilizar o seu cartão Nubank por NFC, será necessário vinculá-lo a uma carteira digital, como Google Pay. Para isso, busque, instale e faça uma conta no Google Pay; em seguida, abra o aplicativo do Nubank, selecione a área de cartões, clique em “Configurar” e selecione a opção “Google Pay”. Você será redirecionado até o app do Google e poderá confirmar a vinculação do seu cartão Nubank no Google Pay.

Quando tudo estiver pronto e precisar realizar o pagamento pelo NFC, abra o seu aplicativo do Google Pay, selecione o cartão do Nubank, ative o NFC e o aproxime da maquininha. Não será necessário digitar uma senha para finalizar a transação e o valor da compra deve aparecer automaticamente no app do banco.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!