O governo Biden anunciou parceria com quatro big techs para patrocinar novo sistema de segurança focado na proteção da infraestrutura dos Estados Unidos. O projeto desenvolverá mecanismos para identificar e corrigir vulnerabilidades de software.

Anunciado durante a conferência Black Hat USA na última quarta-feira (9), o programa “AI Cyber ​​Challenge” será destinado a conectar especialistas com modelos de IA, que serão produzidos pelas empresas Anthropic, Google, Microsoft e OpenAI.

Leia mais:

Desenvolvimento do programa

Conforme descrito pelo The Verge, o projeto conta com premiação no valor de US$ 20 milhões (R$ 97,8 milhões) para os melhores sistemas que possam ser usados a favor da infraestrutura dos EUA e é promovido pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) – agência governamental criada por militares e pesquisadores estadunidenses.

publicidade

“Em mundo cada vez mais interconectado, o software sustenta tudo, desde serviços públicos até nossos sistemas financeiros”, afirma Perri Adams, gerente de programa da DARPA, em entrevista.

Os defensores cibernéticos têm a tarefa de proteger assustador labirinto de tecnologia e, hoje, não possuem as ferramentas capazes de oferecer segurança nessa escala. 

Perri Adams, gerente de programa da DARPA

Etapas de seleção

  • No início de 2024, as equipes deverão competir em evento de qualificação;
  • Na fase seguinte, os classificados disputarão em evento de semifinal na Def Con;
  • As cinco equipes classificadas competirão nas finais, que serão realizadas na Def Con 2025.

Os vencedores serão convidados a abrir os códigos de seus sistemas para que “possam ser usados ​​por todos, desde desenvolvedores voluntários e de código aberto a comerciais e indústria”.

Em maio desse ano, as empresas Google, Microsoft, Nvidia, OpenAI e Meta entraram em acordo e abriram seus respectivos códigos de linguagem para avaliação pública “por milhares de parceiros da comunidade e especialistas em IA” na Def Con deste ano, começando no final desta semana. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!