Nova IA descobre senhas pelo som do seu teclado

Novo sistema de inteligência artificial consegue quebrar senhas pelo ruído das teclas
Gabriel Sérvio10/08/2023 11h52
Novo sistema de inteligência artificial consegue quebrar senhas pelo ruído das teclas
(Imagem: Undrey/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Especialistas do Reino Unido conseguira criar um sistema alimentado por inteligência artificial (IA) que descobre senhas com um índice impressionante de acerto, segundo os testes iniciais. O mais curioso é que a ferramenta descobre tudo “ouvindo”.

Basta detectar o ruído das teclas para quebrar diversas combinações de caracteres.

Como funciona a IA que descobre senhas pelo som

  • Segundo as informações do estudo, basta deixar um celular próximo ao teclado do computador para capturar ruídos das teclas.
  • O sistema é tão eficaz que funciona até com sons captados pelo microfone nas videochamadas.
  • Para treinar a IA, os profissionais utilizaram um MacBook Pro da Apple. Trinta e seis teclas diferentes foram acionadas várias vezes. A prática serviu de base para o modelo de IA aprender a detectar com precisão as pequenas diferenças do som emitido por cada tecla.
  • Usando o aplicativo Zoom, a ferramenta conseguiu descobrir 93% das senhas pelo som das teclas. Já no Skype, o índice caiu ligeiramente para 91,6%.
Os dados foram colhidos por um smartphone posicionado perto de um MacBook e durante o uso dos aplicativos de videochamadas. Imagem: Dedi Grigoroiu/Shutterstock

Leia mais:

Alerta para golpes

Os responsáveis pela novidade também alertam que “os ruídos do teclado” podem parecer inofensivos, mas podem ser cada vez mais usados por criminosos para aplicar golpes e invadir contas.

“Ao digitar uma senha, as pessoas ocultam regularmente a tela, mas fazem pouco para ofuscar o som do teclado”, comentaram os especialistas ao site The Next Web.

Como se prevenir

  • Para não ser pego de surpresa por um ataque que reconhece o som do seu teclado, a recomendação dos especialistas é adotar senhas aleatórias.
  • Outra dica ainda mais eficaz é preferir, se possível, o login por biometria (seja por reconhecimento facial ou pelas digitais).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.