Pesquisadores da Duke University (EUA) estão trabalhando em um novo antibiótico capaz de combater bactérias gram-negativas como Salmonella, Pseudomonas e E. coli – que são causadoras de diversas infecções do trato urinário (ITUs). 

De acordo com o Medical Xpress, o medicamento foi desenvolvido através de uma molécula sintética que demonstrou rapidez e durabilidade nos testes em animais. Ele interfere na capacidade da bactéria de produzir sua camada lipídica externa.

publicidade

Leia mais:

“Se você interromper a síntese da membrana externa bacteriana, a bactéria não pode sobreviver sem ela”, disse Pei Zhou, professor de bioquímica na Duke School of Medicine e principal pesquisador. “Nosso composto é muito bom e muito potente.

publicidade

Desenvolvimento e testes

  • O antibiótico sintético foi criado com o composto LPC-233;
  • Essa substância é uma pequena molécula com potencial de destruir a biossíntese lipídica da membrana externa;
  • A criação foi testada em 285 cepas bacterianas, e combateu todas elas – incluindo as que eram resistentes a antibióticos comerciais.

LPC-233 pode reduzir a viabilidade bacteriana em 100.000 vezes em quatro horas.

Pei Zhou

Esse composto pode resistir até o trato urinário após a administração oral, se tornando uma ferramenta poderosa contra infecções. Os testes demonstraram “taxas extremamente baixas de mutações espontâneas de resistência nessas bactérias”, aponta um artigo publicado na Science Translational Medicine .

Durante os testes em animais, o antibiótico obteve sucesso por via oral, intravenosa e quando injetado no abdômen. Em etapas mais delicadas, os pesquisadores administraram doses com potencial fatal de bactérias multirresistentes em camundongos, que foram salvos pela eficácia do composto.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!