Apple deve mostrar chips M3 já em outubro deste ano, começando no iMac

O chip M3 da Apple deve trazer pouca inovação no modelo base, mas o M3 Ultra promete ser muito mais veloz em CPU
André Fogaça13/08/2023 15h42, atualizada em 13/08/2023 16h03
Studio Display com Mac Studio (Imagem: divulgação/Apple)
Studio Display com Mac Studio (Imagem: divulgação/Apple)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O mundo mal acabou de receber os novos e potentes chips M2 da Apple e a empresa já trabalha na próxima geração, é o que diz Mark Gurman em sua newsletter semanal para a Bloomberg. De acordo com o analista, a empresa da maçã deve partir de oito núcleos no processador do modelo base e ir até 32 deles no M3 Ultra, junto de 80 cores apenas para trabalhar gráficos na GPU.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • A Apple deve anunciar a primeira leva dos novos chips M3 já em outubro deste ano, começando com um iMac atualizado
  • Os novos chips já estão em desenvolvimento neste momento e todas as versões terão litografia de 3 nanômetros
  • O modelo de base para o M3 segue quase idêntico ao número de núcleos do M2, mas no M3 Ultra o avanço é bastante generoso
  • O M3 Ultra deve chegar até 32 núcleos no processador, ultrapassando os 24 da geração atual do SoC da Apple

O modelo de base para o M3, onde ficam os computadores menos potentes do leque de opções da Apple como Mac Mini e MacBook Air, não traz números realmente animadores, mas é no M3 Ultra onde a coisa chama atenção. Para a versão mais potente, a empresa de Tim Cook deve passar de 24 para 32 núcleos em CPU, enquanto o avanço na GPU é mais modesto.

Estes dados foram divulgados por Mark Gurman a partir de informações focadas nos desenvolvedores da Apple que já trabalham com alguma coisa dos chips M3. Segundo o documento, os novos SoC ficam assim:

ChipCPUGPU
M38 núcleos10 núcleos
M3 Pro12 ou 14 núcleos18 ou 20 núcleos
M3 Max16 ou 32 núcleos32 ou 64 núcleos
M3 Ultra32 núcleos64 ou 80 núcleos

O próprio Gurman acredita que alguns destes detalhes técnicos podem ser alterados durante o desenvolvimento dos chips, algo acontecendo neste momento dentro dos escritórios da empresa de Tim Cook.

O novo boato aponta que os chips M3 terão litografia de 3 nanômetros e os primeiros serão anunciados em outubro deste ano, presentes em uma versão atualizada do All-in-One iMac. Se a Apple seguir seu próprio histórico, ela deve deixar os M3 Pro e Max apenas para o ano que vem e a variante Ultra ficaria para o final de 2024.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.