Globo de Ouro pode ficar sem transmissão em 2024; entenda

Globo de Ouro está marcado para 7 de janeiro, mas nenhuma emissora acertou a compra dos direitos citando o alto preço pedido
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Ignacio de Lima 15/08/2023 14h25, atualizada em 01/09/2023 11h05
Globo-de-ouro-1-e1695816474487
Imagem: Joe Seer/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Globo de Ouro, tradicional premiação dos melhores do cinema e da televisão, pode não ter transmissão em 2024. O evento está marcado para 7 de janeiro, mas nenhuma emissora acertou a compra dos direitos. A organização responsável pela premiação, uma entidade com fins lucrativos administrada pela Dick Clark Productions, rompeu o contrato com a NBC após um desacordo financeiro.

Leia mais

Segundo a revista Rolling Stone, as redes CBSFoxNetflixAmazon, ABC/Disney+/Hulu e Apple TV+, além das redes Turner (dos canais TNT e TBS) e o canal Roku rejeitaram transmitir a edição do ano que vem. Todas citaram o alto preço pedido pela Dick Clark Productions.

Escândalos envolvendo o Globo de Ouro

  • A falta de uma emissora para transmitir o Globo de Ouro é mais uma polêmica em torno da premiação.
  • Desde 2021, o evento vem recebido fortes críticas após uma reportagem do Los Angeles Times que detalhou práticas duvidosas da Associação, além de constatar que, dos 87 membros, não havia nenhum negro na organização. 
  • Ela também foi acusada de aceitar presentes de candidatos para serem indicados ao prêmio.
  • A Netflix, por exemplo, teria presenteado membros da organização com viagens a Paris antes do lançamento de Emily in Paris” para receber duas indicações ao prêmio.
  • A série foi mal-recebida pela crítica e suas indicações chegaram a ser questionadas por uma roteirista da própria produção.
  • A edição de 2023 marcou o retorno da premiação à TV americana após os escândalos.
  • Mas no Brasil, o Globo de Ouro ficou sem transmissão oficial após desistência da TNT, que tradicionalmente exibia o prêmio no país.
  • Agora, no entanto, o evento pode ficar sem transmissão inclusive nos Estados Unidos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.