A corrida eleitoral nos Estados Unidos vai esquentando. As eleições por lá estão marcadas apenas para o dia 5 de novembro de 2024, mas os pré-candidatos já se posicionam sobre temas sensíveis e que certamente estarão em debate. Um deles é o TikTok.
Leia mais
- Grupos de tecnologia apoiam TikTok contra proibição nos EUA
- Projeto de lei dos EUA traz mais um passo para restringir ou banir o TikTok
- Algoritmo do TikTok poderá ser desativado na Europa
Vai banir o aplicativo?
- O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que provavelmente baniria o TikTok se tivesse a oportunidade.
- O pré-candidato à Casa Branca pelo Partido Republicano considera o aplicativo chinês como uma ameaça para a segurança dos Estados Unidos.
- “Acho que isso representa uma ameaça ao nosso país, dada a propriedade da China sobre ele”, disse em entrevista à CNBC.
- DeSantis ainda criticou a política americana em relação à Pequim.
- Para ele, os EUA precisam buscar políticas regulatórias e tributárias que possam favorecer as empresas domésticas para incentivá-las a se concentrar na própria economia americana.
- “Há uma razão pela qual as coisas foram terceirizadas para a China, porque podem ser feitas mais baratas e as pessoas podem ganhar mais dinheiro. Estamos em uma situação complicada aqui”, observou o político.
- DeSantis disputa a vaga republicana à Casa Branca contra Donald Trump, mas pesquisas indicam um grande favoritismo do ex-presidente neste embate.
- Do outro lado, o atual presidente Joe Biden deve ser confirmado como candidato à reeleição pelo Partido Democrata.
TikTok representa ameaça aos EUA?
- DeSantis não é o primeiro político importante dos Estados Unidos a mirar contra o TikTok.
- A rede social é um assunto polêmico em Washington desde o governo Trump, que ameaçou banir o aplicativo, mas nunca tomou nenhuma medida de fato.
- Mais recentemente, o Congresso apresentou novos projetos de lei no início deste ano que permitiriam ao governo Biden banir o TikTok.
- “Os Estados Unidos têm sido a fonte número 1 da riqueza chinesa, e o que eles fizeram com essa riqueza? Eles construíram suas forças armadas. Eles são a principal ameaça a este país”, concluiu DeSantis.
- O aplicativo também divide opiniões da população americana.
- Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center indica que a maioria dos adultos do país (59%) consideram a rede social chinesa como uma ameaça à segurança nacional (veja mais clicando aqui).
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!