O Threads teve uma semana de lançamento muito positiva, rapidamente alcançando 100 milhões de usuários. Porém, não demorou para que o engajamento da plataforma começasse a cair e, um mês depois, a rede social atingiu novo pico mínimo de usuários ativos, com queda de 82%.

Agora, se o Threads chegou para competir com o X (antigo Twitter), ele tem novo adversário ainda mais competitivo: o TikTok.

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Threads vs. Twitter

Inicialmente, o Threads foi lançado para competir com o Twitter (quando ele ainda se chamava assim), sendo a rede social de texto do Instagram.

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A proposta até fez sucesso no início, mas os usuários começaram a desistir da nova rede social pouco tempo depois. Até Mark Zuckerberg, CEO da Meta (empresa dona do Instagram e do Threads), admitiu em reunião interna que a plataforma não é perfeita e que considera as desistências “normais”, mas que estava trabalhando em recursos para reter usuários.

No entanto, como reportado pela AP News, se antes o Threads estava preocupado em lutar com o Twitter, talvez devesse mudar suas prioridades.

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É verdade que, há algum tempo, a rede social era o local onde as tendências surgiam e estar de fora significava estar desatualizado.

Porém, com as medidas para assinantes de Elon Musk e as mudanças bruscas, pode ser que o X também já não seja tão popular: segundo dados do Pew Research Center, o uso da rede social está diminuindo entre adolescentes.

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Threads Twitter
Twitter pode relaxar: Threads tem preocupações maiores agora (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

Proposta única

  • Parte da falta de engajamento no Threads é porque a rede social parece ainda não ter descoberto a que veio;
  • Ela foi anunciada como a rede social de texto do Instagram, mas, segundo o AP News, poucos usuários “comuns” parecem estar publicando por lá;
  • Algumas celebridades, políticos e influencers correram para se juntar à plataforma, mas até alguns deles não estão com altas taxas de adesão;
  • Assim, o público do Threads que não tem base de seguidores (importados do Instagram, vale lembrar) muito falante, é indicado a seguir essas celebridades, tornando a rede impessoal e distante;
  • Além disso, a integração com o Instagram torna o app fácil de usar, mas é complicado para a própria Meta incentivar as pessoas a passarem mais tempo no Threads do que em uma rede social já consolidada, com conteúdos e tendências constantes.

TikTok
Grande parte dos jovens da geração Z estão no TikTok (Imagem: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock)

TikTok surge como rival

Porém, é o TikTok que pode passar a rivalizar com o Threads. Isso porque as tendências entre os jovens da Geração Z surgem por lá.

Além disso, a rede social de vídeos rápidos têm conteúdos de todos os tipos: desde tutoriais de qualquer assunto até vídeos de maquiagem, receitas e pets. Ou seja, se quiser continuar vivo, é melhor o Threads encontrar seu lugar no mundo.

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