Amazon é acusada de monopólio no comércio de livros, entenda o caso

Denúncia aponta que Amazon pode controlar os títulos apresentados para os leitores e interferir na quantidade de vendas dos livros
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Ignacio de Lima 16/08/2023 15h37, atualizada em 01/09/2023 11h05
Amazon
(Imagem: Sundry Photography/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon pode ser investigada por suposto monopólio no comércio eletrônico de livros. Um grupo de autores e livreiros acusa a empresa de dominar “quase todos os aspectos do mercado”, citando dados de que ela vende mais de 50% de todos os livros físicos no mercado de varejo, responde por 90% das vendas físicas de forma online e por mais de 80% de todos os ebooks no mercado.

Leia mais

A acusação

  • O Authors Guild, a American Booksellers Association e o Open Markets Institute pedem que providências sejam tomadas pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos.
  • Eles ainda apontam que isso significa que “nada impede ela de usar seu controle para prejudicar editores, livreiros, leitores e autores enquanto continua a encher seus próprios bolsos”, segundo reportagem da The Verge.
  • A Amazon começou como um site de venda de livros e hoje é uma gigante que atua em diversas frentes.
  • A empresa também é dona do site de resenhas de livros Goodreads, juntamente com o site de venda de livros AbeBooks.
  • “A Amazon tem um poder superdimensionado de controlar o que os leitores veem ao navegar por livros. Apenas a Amazon entende como seu algoritmo funciona”, diz a carta.
  • “A Amazon pode subir e desclassificar títulos por capricho. À medida que a Amazon direciona os leitores para seus próprios títulos e para longe dos rivais, muitos leitores acabam comprando livros menos relevantes, menos interessantes ou de qualidade inferior do que se tivessem sido capazes de escolher em um mercado aberto e competitivo”, completa a acusação.

Amazon pode ser processada

  • Nos últimos meses, surgiram vários relatos de que a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos está preparando um processo antitruste contra a Amazon.
  • A expectativa é que isso possa acontecer ainda no mês de agosto.
  • A empresa não se pronunciou sobre as acusações.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.