A rede social X, antigo Twitter, implementou novos recursos para verificar o ID das contas na plataforma. A ideia desta iniciativa é combater a infestação de bots (aquelas contas automatizadas) na rede social e, consequentemente, aumentar a confiança do usuário na plataforma de Elon Musk.

Para quem tem pressa:

  • A rede social X, antigo Twitter, implementou novos recursos para verificar o ID das contas;
  • Esses recursos são projetados para reforçar a segurança e a autenticidade das contas ativas na rede social;
  • O objetivo principal desses novos recursos de verificação do ID da X é detectar e mitigar a presença de bots e contas de spam na plataforma.

Esses recursos são projetados para reforçar a segurança e a autenticidade, implementando um processo de verificação que distingue entre usuários reais e contas automatizadas.

publicidade

Leia mais:

X vs bots

elon musk twitter x
(Imagem: Camilo Concha/Shutterstock)

O objetivo principal desses novos recursos de verificação do ID da X é detectar e mitigar a presença de bots e contas de spam na plataforma.

publicidade

Esta iniciativa visa promover interações mais autênticas e fomentar relações de confiança entre os usuários.

Embora a X não tenha divulgado detalhes sobre o novo sistema de verificação de ID, dá para ter uma ideia de como ele funciona.

publicidade

Isso porque um usuário já postou, na própria rede social, uma captura de tela do novo processo de verificação, que envolve fazer o upload de uma foto do documento de idade e tirar uma selfie. Veja abaixo:

Contexto dos bots

Mão robótica pressionando tecla de notebook
(Imagem: sdecoret/Adobe Stock)

Os bots se infiltraram na rede social X, impactando discussões, trending topics e opinião pública. Essas contas automatizadas podem executar várias ações – por exemplo: curtir e compartilhar posts, além de postar conteúdo.

publicidade

Devido à sua natureza automatizada, os bots podem amplificar mensagens específicas, aumentar artificialmente as métricas de engajamento e criar a ilusão de popularidade do conteúdo. Esse fenômeno pode levar tanto a percepções quanto conversas distorcidas.

Os principais riscos que os bots representam são:

Desinformação e manipulação: podem espalhar desinformação rapidamente, contribuindo para a propagação de notícias falsas, rumores e campanhas de desinformação. Isso prejudica a precisão das informações na plataforma e gera confusão entre os usuários;

  • Exploração de algoritmos: podem manipular os algoritmos da rede social, inflando artificialmente as métricas de engajamento (compartilhamento, curtidas e respostas, por exemplo). Isso pode resultar em determinado conteúdo ganhando visibilidade desproporcional, ofuscando potencialmente vozes “de verdade”;
  • “Sequestrar” conversas: inundam as discussões com conteúdo repetitivo ou irrelevante, impedindo o envolvimento significativo de usuários “reais”. Essa frustração pode desencorajar os usuários de participar de conversas;
  • Spam e golpes: alguns se envolvem em comportamentos de spam, promovendo produtos e serviços duvidosos ou golpes de phishing. Essas ações sobrecarregam os feeds dos usuários e os expõem a riscos;
  • Influência política: espalham propaganda política e influenciam o sentimento público sobre eventos, eleições e questões políticas. Sua capacidade de amplificar mensagens específicas pode influenciar a opinião pública involuntariamente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!