A Take-Two Interactive, distribuidora do jogo “Grand Theft Auto 5” (GTA V), derrubou um mod para o jogo que usava inteligência artificial (IA) generativa. O mod, conhecido como Sentient Streets, utilizou a tecnologia para gerar mais de 30 vozes para conversas com personagens não jogáveis (NPCs) no jogo.
Para quem tem pressa:
- A Take-Two Interactive, distribuidora de “Grand Theft Auto 5”, conseguiu que um mod para o jogo fosse tirado do ar;
- O mod, conhecido como Sentient Streets, usou IA para gerar mais de 30 vozes para conversas com personagens não jogáveis (NPCs) no jogo;
- Por conta da alegação de violação de direitos autorais, o mod saiu da plataforma Nexus Mods e do YouTube (que hospedava um vídeo de gameplay com ele);
- Bloc, o criador do mod, enfatizou que ele não utilizava nenhuma voz do “GTA 5” nem distribuía conteúdo não autorizado.
Segundo relatos publicados pelo Eurogamer, a Take-Two conseguiu que a plataforma Nexus Mods tirasse o mod do seu catálogo e o YouTube derrubasse o vídeo demonstrando o gameplay com ele alegando violação de direitos autorais.
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Remoção do mod com IA

O criador do mod, Bloc, revelou, num comunicado postado no YouTube, que não recebeu nenhuma comunicação prévia da Take-Two Interactive antes da remoção.
Bloc enfatizou que o mod não utilizava nenhuma voz do “GTA 5” e não distribuía nenhum conteúdo não autorizado. O criador expressou surpresa com a abordagem não comunicativa adotada pela editora ao lidar com a situação.
Além disso, Bloc explicou que removeu manualmente o mod de outras plataformas para evitar possíveis complicações legais.
O mod para ‘GTA V’

O mod Sentient Streets chamou a atenção por suas conversas geradas por IA com NPCs, aprimorando a experiência de jogo ao introduzir uma variedade de vozes e interações.
O mod utilizou o Character Engine do Inworld, incorporando uma biblioteca de voz fornecida pela ElevenLabs.
A Inworld AI, a empresa por trás do Character Engine, garantiu recentemente US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 248 milhões) em financiamento para lançar uma versão de código aberto de seu AI Character Engine.
Este incidente ocorreu logo após a Rockstar Games, desenvolvedora do “Grand Theft Auto 5”, contratar a equipe de modding de roleplay Cfx.re, seguindo um relaxamento das diretrizes sobre servidores e mods de roleplay dentro do jogo.
À medida que a indústria de jogos continua a navegar na interseção de modding e propriedade intelectual, jogadores e criadores estão observando de perto para ver como as empresas lidam com o cenário em evolução do conteúdo gerado pelo usuário.
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