Os veículos elétricos modernos são pioneiros na adoção de novas tecnologias. Atualmente, eles funcionam quase como computadores sobre rodas, com literalmente dezenas de chips e controladores que “conversam” com o freio e acionam sozinhos recursos como a frenagem automática de emergência, por exemplo.

Até o volante é controlado por computador em alguns automóveis, podendo ignorar comandos do motorista para evitar um obstáculo perigoso no meio da pista.

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Os avanços, no entanto, levantam questionamentos, um deles é: o que acontece se tudo isso falhar no meio da estrada? Um experimento curioso revela a resposta (pelo menos no caso de um Tesla).

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Um tesla Model X foi testado na prática em uma rodovia movimentada na Califórnia. Um vídeo postado no X (antigo Twitter) mostra a condutora desligando o sistema com o veículo em movimento para mostrar o que acontece.

Todo o processo foi registrado no vídeo abaixo.

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O que aconteceu

  • No fim, o resultado não surpreende tanto assim. As telas do carro ficam pretas por alguns segundos até o sistema reiniciar sozinho.
  • Isso acontece porque as funções de direção do carro são controladas pelo computador do piloto automático e não pelo mesmo sistema que roda na central multimídia do carro.
  • Os controles de direção também são construídos com redundância em mente, ou seja, mesma que um sistema trave ou apresente outros problemas, o EV continuará andando sem problemas até um local seguro.
  • A mesma abordagem é adotada em aviões modernos. Cada função crítica é assegurada por três sistemas diferentes para manter a aeronave funcionando com segurança.

O que diz a Tesla

  • Ainda assim, a Tesla não recomenda que mais motoristas tentem reiniciar o sistema que roda na tela principal do carro no meio da estrada.
  • Segundo a empresa, outras funções de segurança podem estar indisponíveis enquanto o computador reinicia, o que pode gerar acidentes. 

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