Paint pode receber recursos de IA no Windows 11

De acordo com um relatório do Windows Central, a Microsoft está estudando maneiras de incorporar recursos de IA no Paint para o Windows 11
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 23/08/2023 13h51
Paint
Imagem: Windows Central
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O tradicional Microsoft Paint pode receber novos recursos acompanhando a tendência da inteligência artificial. De acordo com um relatório do Windows Central, a Microsoft está explorando maneiras de trazer recursos alimentados por IA para o aplicativo no Windows 11.

Leia mais

O recurso de IA será alimentado pela mesma tecnologia por trás do Criador de Imagem do Bing. O relatório do Windows Central apresenta uma imagem de como deve ser o layout do novo Paint.

Paint pode receber recursos de IA (Imagem: Windows Central)

A imagem mostra um botão “Magic Paint”, juntamente com uma barra lateral que permite inserir uma descrição de uma imagem para ser gerada pela inteligência artificial. Será possível fazer ajustes nessa imagem, mas não há informações detalhadas de como isso vai funcionar exatamente.

Microsoft deve lançar recursos de IA também para outros aplicativos

  • Além do Paint, a Microsoft também está procurando adicionar ferramentas de IA ao aplicativo Fotos, Câmera e à Ferramenta de Recorte.
  • Para Fotos, isso pode envolver um novo recurso que permite identificar pessoas ou objetos em uma foto e, em seguida, recortá-los e colá-los em outras áreas.
  • Quanto à Ferramenta de Recorte e ao aplicativo Câmera, a Microsoft pode adicionar a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR).
  • Isso poderia permitir que cada aplicativo identificasse textos dentro de imagens ou capturas de tela, o que tornaria muito mais fácil copiar e colar informações desses arquivos.
  • Nenhum dos recursos citados está disponível no Windows atualmente, nem mesmo na versão experimental do sistema.
  • Apesar das informações divulgadas, não há data de lançamento ou mesmo a confirmação de que a Microsoft vai realmente lançar algum desses recursos, segundo a The Verge.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.