Uma relíquia alemã clássica de duas portas está prestes a ir a leilão, despertando o interesse de entusiastas automobilísticos e fãs da BMW. Um raro BMW 700 CS de 1964, convertido para veículo elétrico e com direção no lado direito, será leiloado nesta quinta-feira, 24 de agosto, no site CarAndClassic.com, após ter passado por uma restauração completa do chassi em 2020.
- O modelo 700 foi produzido entre 1959 e 1965, registrando vendas de mais de 188.000 unidades em todo o mundo.
- No entanto, um exemplar com direção no lado direito e em boas condições é uma ocorrência bastante rara no Reino Unido.
- E a singularidade desse veículo não para por aí: este exemplar em particular foi convertido para um veículo elétrico.
- Isto o que o torna ainda mais interessante, especialmente para os locais onde os entusiastas de veículos elétricos e da BMW costumam se reunir.
Leia mais:
- Câmbio automático tem pegadinhas, veja como usar corretamente
- O que é preciso para ter um drone?
- Volvo: vendas de híbridos duplicaram no mês passado
Certificado pela BMW Classic, este BMW 700 CS branco passou por uma conversão para elétrico nas instalações da eDub Services em Yorkshire, em 2021, utilizando um motor Net Gain HyPer 9, mas mantendo a transmissão manual de quatro velocidades original, segundo o InsideEVs.
Com ausência de embreagem, o condutor precisa antecipar as mudanças de marcha antes de iniciar a viagem. A primeira marcha é raramente utilizada, a segunda tem uma velocidade máxima limitada, mas uma aceleração mais ágil, enquanto a terceira serve como modo de direção versátil, graças ao torque generoso do motor elétrico.
A quarta marcha é reservada para condução em alta velocidade, como em rodovias, onde é possível atingir uma velocidade máxima de 70 milhas por hora (cerca de 112 km/h).
Uma autonomia de até 160 km é proporcionada por um conjunto de 10 células LG Chem, que oferecem 26 quilowatts-hora de energia, e que podem ser recarregadas com até 6,6 kW por meio da tomada integrada Tipo 2.
Importado da África do Sul em 2018, o clássico alemão convertido passou por uma renovação no interior, com bancos reestofados, substituição dos carpetes e forro, sendo que o único sinal visível de sua propulsão elétrica é o medidor de energia Orion BMS montado centralmente, que indica a autonomia restante em incrementos de 10%.
O veículo vem acompanhado de seus manuais e certificados originais, bem como do histórico de manutenção de sua estadia no Reino Unido. Além disso, é isento de impostos, inspeção veicular obrigatória e está em conformidade com as regulamentações de emissões na zona de baixas emissões de Londres.
Os BMW 700 registrados no Reino Unido estão longe de serem comuns, e este exemplar é único entre eles. Pequeno, ágil e livre de emissões, este BMW representa uma rara oportunidade de possuir um veículo muito utilizável e exclusivo.
Dale Vinten, Chefe Editorial da Car & Classic via InsideEVs
Segundo a CarAndClassic, estima-se que este BMW 700 CS restaurado e convertido para elétrico possa alcançar mais de £25 mil no leilão, cerca de R$ 154 mil na cotação atual.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!