William Shatner, de Star Trek, experimenta IA e aponta questões filosóficas 

Conhecido por viver o Capitão Kirk, ator está testando nova plataforma da Proto Hologram, o ProtoBot 
Tamires Ferreira24/08/2023 10h01
william-shatner
William Shatner, mais conhecido pelo papel do Capitão Kirk, na trilogia StarTrek, em trecho do documentário "Tear in the Sky", da 1091pictures, que aborda ufologia. Crédito: 1091pictures
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Lendário por viver um dos personagens mais icônicos da cultura geek, William Shatner, o Capitão Kirk de Star Trek, revelou em entrevista à Reuters que tem passado um tempo explorando a onda do momento: a inteligência artificial. 

Segundo o ator, o qual é consultor pago da Proto Hologram e tem testado o ProtoBot, novo produto da empresa que compete diretamente com o ChatGPT, ele tem experimentado os mesmos questionamentos da maioria das pessoas e autoridades sobre a tecnologia: a ética. Entretanto, temas mais profundos e filosóficos também pairam sobre a percepção do artista. 

Leia mais! 

Estou fazendo perguntas ao ProtoBot que normalmente um computador não responde. Um computador responde dois mais dois, mas o ProtoBot sabe o que é o amor? O ProtoBot pode entender a senciência? Eles podem entender a emoção? Eles podem entender o medo? 

William Shatner à Reuters.

Raffi Kryszek, principal arquiteto de IA e chefe de inovação da Proto Hologram, disse que o dispositivo foi projetado para aprender com conversas, mas só pode criar algo quando solicitado. 

O que você precisa saber sobre o ProtoBot: 

  • O dispositivo ProtoBot foi desenvolvido pelo provedor de tecnologia de holograma Proto com o desenvolvedor de IA conversacional CodeBaby; 
  • Ele será lançado em 8 de setembro e estará disponível gratuitamente para proprietários de unidades de holograma Proto M ou Proto Epic; 
  • A Proto desenvolve e comercializa dispositivos com exibição holográfica; 
  • A unidade menor do Proto M custa cerca de US$ 6.500, enquanto o Proto Epic em tamanho real é vendido por US$ 65.000. A Proto pretende lançar um modelo mais barato para o consumidor nos próximos 18 meses. 

Para a Proto, a nova função no dispositivo poderá ser usada por educadores, cientistas e empresas que precisem apresentar novas ideias, ou ainda para diagnósticos médicos, aconselhamento ou apenas companhia. Para Shatner, a evolução da tecnologia é um ponto crítico, mas historicamente interessante.  

Vamos queimar ou vamos superar todas as expectativas, e isso faz parte da encruzilhada. Isso nos ajudará a decidir a forma atual de seguir em frente ou nos derrotará. Estamos em um momento realmente interessante da história.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.