Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura, em Rio Paranaíba, Minas Gerais. Confiram:

Sol em alta atividade

[ Créditos: NASA/SDO ]

Lyvia Carolline Resende Braes, de 16 anos e no 1° ano do Ensino Médio, escolheu essa fantástica imagem que mostra a intensidade da atividade na superfície da nossa estrela mãe. Aparentemente, o Sol está atingindo o pico da sua atividade mais cedo do que previsto. Ao longo do tempo o Sol passa por ciclos, períodos de alta e de baixa atividade solar, que pode ser percebido pela quantidade de  manchas solares na sua superfície. Depois de alguns anos de calmaria, praticamente sem apresentar manchas, o Sol entrou em um período de atividade acima do normal, e considerando que o pico da máxima solar só deve ocorrer em 2025, é bom estarmos preparados para uma atividade ainda mais intensa nos próximos meses. 

publicidade

Original em: https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/10/explosao-solar.jpg 

Lua recebe novo visitante

[ Créditos: ISRO ]

Já Lucas Antônio Duarte Resende, de 11 anos e no 6° ano do Ensino Fundamental, escolheu a foto histórica que mostra o rover da sonda indiana Chandrayaan-3 chegando à superfície da Lua. A Índia é apenas a quarta nação a conseguir pousar suavemente em nosso satélite natural e a primeira a fazer isso em uma região próxima ao polo sul lunar. A Missão Chandrayaan-3 tem como principal objetivo a busca por água na Lua. Por isso, o local de pouso ocorreu próximo ao pólo sul, onde muitas crateras têm seu interior eternamente sombreadas, o que cria um ambiente favorável para manutenção da água na forma de gelo. 

publicidade

Original em: https://www.techexplorist.com/wp-content/uploads/2023/08/chandrayaan-3-rover.jpg 

Leia mais:

publicidade

Quem escolheu

Tanto a Lyvia quanto o Lucas, são estudantes da Escola Dr Adiron Gonçalves Boaventura e fazem parte do Projeto Garotas e Garotos de Estrelas, que existe desde 2015 e em 2018 foi premiado com um telescópio por um projeto da União Astronômica Internacional. É um projeto voluntário que conta com cerca de 20 crianças e adolescentes atuando ativamente na astronomia na cidade de Rio Paranaíba, em Minas Gerais. 

[ Crianças e adolescentes do Projeto Garotas e Garotos de Estrelas durante atividade na zona rural de Rio Paranaíba, MG – Foto: Teresinha Souza ]

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!