Nvidia regista fechamento recorde após parceria com Google em IA

Ações da Nvidia batem recorde após anúncio de parceria com Google para expansão de tecnologia de IA, impulsionando crescimento de 234% no ano
Ana Luiza Figueiredo29/08/2023 23h22
nvidia
(Imagem: Below the Sky/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em um movimento surpreendente no mercado de tecnologia, as ações da Nvidia subiram 4,2% na terça-feira, atingindo um fechamento recorde. A notícia veio à tona após o anúncio de uma parceria estratégica entre a empresa de chips e o gigante da tecnologia Google, uma combinação que promete potencialmente ampliar a distribuição da tecnologia de inteligência artificial da Nvidia.

  • Esse contínuo aumento no valor das ações marca uma ascensão impressionante de 234% em 2023, fazendo da Nvidia, de longe, o melhor desempenho no S&P 500.
  • A Meta, empresa controladora do Facebook, é a segunda colocada no índice, com um aumento de 148%.
  • Esse fechamento recorde ocorre menos de uma semana após a empresa anunciar que suas receitas trimestrais dobraram em relação ao ano anterior, e também após fornecer uma previsão indicando que as vendas neste período poderiam subir 170% em uma base anual.
  • No dia seguinte ao relatório de ganhos melhor do que o esperado, as ações subiram para um novo recorde intradiário de $502,66 antes de recuar no período da tarde.

Leia mais:

A explosão nos negócios da Nvidia se deve ao fato de que suas unidades de processamento gráfico, ou GPUs, estão sendo adquiridas por empresas de computação em nuvem, agências governamentais e startups para treinar e implantar modelos de IA generativa, semelhantes à tecnologia que alimenta o ChatGPT da OpenAI.

Na terça-feira, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, compareceu a uma conferência do Google para promover um acordo de IA entre as duas empresas. Através dessa parceria, os clientes da Google Cloud terão um acesso mais amplo à tecnologia alimentada pelas poderosas GPUs H100 da Nvidia.

Nosso aprofundamento na colaboração com o Google Cloud ajudará os desenvolvedores a acelerar seu trabalho com infraestrutura, software e serviços que aumentam a eficiência energética e reduzem os custos.

Jensen Huang em post de blog

Vale ressaltar que as GPUs da Nvidia também estão disponíveis em plataformas concorrentes de computação em nuvem, como Amazon e Microsoft. Com a competição acirrada nesse setor, a parceria estratégica com o Google pode abrir novas portas para a Nvidia e solidificar ainda mais sua posição de liderança no mercado de IA e tecnologia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.