A LG e a Samsung anunciaram nesta terça-feira (29), durante a feira de tecnologia IFA em Berlim (Alemanha), que trabalham com outros membros da Home Connectivity Alliance (HCA) para permitir que consumidores controlem dispositivos inteligentes por meio de aplicativos de ambas as marcas. É a primeira colaboração desse tipo na indústria, segundo a Samsung.

Para quem tem pressa:

  • LG e Samsung trabalham na conectividade entre seus aparelhos e apps para facilitar a vida do consumidor;
  • Isso significa que o aplicativo ThinQ da LG em breve poderá controlar aparelhos e TVs da Samsung e vice-versa;
  • A colaboração – inédita na indústria – é facilitada pela Home Connectivity Alliance (HCA), uma coalizão formada em 2021;
  • A interoperabilidade será lançada por meio de atualizações nos aplicativos SmartThings da Samsung e ThinQ da LG no quarto trimestre de 2024.

Isso significa que o aplicativo ThinQ da LG em breve poderá controlar aparelhos e TVs da Samsung e vice-versa. A colaboração é facilitada pela HCA, uma coalizão formada em 2021 com o objetivo de viabilizar a “conectividade perfeita” entre eletrodomésticos de diferentes fabricantes.

publicidade

Leia mais:

A interoperabilidade será lançada por meio de atualizações nos aplicativos SmartThings da Samsung e ThinQ da LG no quarto trimestre de 2024, conforme divulgado pela Samsung. A funcionalidade estará disponível primeiramente em oito países, incluindo Coreia e Estados Unidos, com expansão para outras regiões posteriormente.

publicidade

Aparelhos da LG e Samsung

Pessoa controlando lâmpada inteligente no celular
(Imagem: Jakub Zerdzicki/Pexels)

Os usuários poderão controlar diversos aparelhos por meio de um único aplicativo, aumentando a conveniência e potencialmente levando a economias de energia.

Ao permitir que os consumidores controlem várias marcas de eletrodomésticos e produtos de HVAC por meio de aplicativos como o SmartThings, esperamos que o mercado de casas inteligentes atinja novos níveis de escala.

Chanwoo Park, vice-presidente executivo e head do grupo de negócios de serviços e eletrodomésticos digitais da Samsung Electronics

A HCA, que foca na comunicação entre nuvens, trabalha para que dispositivos conectados via Wi-Fi, incluindo máquinas de lavar, geladeiras, televisores e aspiradores de pó, possam se comunicar entre si. No entanto, a configuração inicial dos aparelhos ainda exigirá o aplicativo do respectivo fabricante.

publicidade

Esse avanço é esperado para impulsionar as capacidades de gerenciamento de energia, permitindo que os usuários monitorem o consumo de energia e implementem recursos de economia de energia.

Embora a LG, Samsung e Vestel sejam os adotantes iniciais entre os 15 membros da HCA, a aliança pretende expandir gradualmente a compatibilidade para outros tipos de eletrodomésticos.

publicidade

Porém…

Ao contrário de outras plataformas de casa inteligente como Apple Home, Google Home e Amazon Alexa, essa interoperabilidade é específica para os aplicativos dos fabricantes.

Apesar de seu objetivo comum, a HCA decidiu não se juntar à Connectivity Standards Alliance (CSA) e à Matter, duas organizações que visam promover a interoperabilidade de casas inteligentes.

A abordagem da HCA, que depende de nuvens, permite diagnósticos e atualizações remotos, o que pode beneficiar tanto os usuários quanto os fabricantes.

Enquanto a LG e a Samsung lideram o caminho, espera-se que outros fabricantes sigam o exemplo na implementação da compatibilidade entre marcas para seus eletrodomésticos nos próximos meses e anos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!