Uma equipe de engenheiros da Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos, apresenta o CLARI, um robô modular que pode explorar espaços apertados e ajudar socorristas na resposta à grandes desastres.

O “robozinho” é pequeno, flexível, pesa menos que uma bola de pingue-pongue e pode mudar de forma para se espremer até em rachaduras na parede.

publicidade

Robô CLARI

  • O nome CLARI significa “Compliant Legged Articulated Robotic Insect” em inglês, algo como inseto robótico com pernas articuladas em tradução livre.
  • O robô tem o formato de um quadrado com uma perna em cada um dos quatro lados. 
  • Cada uma delas funciona quase como um robô independente, com sua própria placa de circuito e atuadores duplos que movem a perna para frente e para trás e de um lado para o outro.
  • Dependendo da situação, o CLARI pode ficar mais largo, como um caranguejo, ou mais alongado como uma barata (daí o inseto no nome). 
  • O robô com 34 milímetros de largura na forma quadrada encolhe para 21 milímetros quando está “esticado”.
O CLARI é mais leve que uma bola de pingue-pongue e cabe na palma da mão.
Imagem: Reprodução/University of Colorado at Boulder

Leia mais:

O design da máquina é modular e permite ainda combinar peças diferentes, gerando outros tipos de robôs, destaca Heiko Kabutz, estudante de doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade do Colorado.

publicidade

Por enquanto, o CLARI ainda precisa estar preso a fios que fornecem energia e comandos. Mas a ideia é que o “robozinho” consiga andar de forma totalmente independente no futuro por escombros de edifícios, por exemplo.

Em futuras iterações, os pesquisadores querem incorporar sensores ao CLARI para que ele possa detectar e reagir a obstáculos, além da dar ao robô ainda mais flexibilidade e força.

publicidade

Se tivermos robôs com as capacidades de uma aranha ou de uma mosca, podemos adicionar câmeras ou sensores e começar a explorar espaços onde antes não conseguíamos entrar

Heiko Kabutz, estudante de doutorado em Engenharia Mecânica na CU Boulder

O estudo sobre o robô em miniatura foi publicado na revista Advanced Intelligent Systems. Saiba mais sobre a novidade no vídeo abaixo:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!