Democratização da IA: primeiro modelo em árabe é lançado

Lançamento representa um marco significativo no campo da IA, estendendo seu potencial para mais de 400 milhões de falantes de árabe
Alessandro Di Lorenzo30/08/2023 10h55, atualizada em 01/09/2023 11h10
Arte com pessoa apontando o dedo em uma tela artificial com as letras AI
Imagem Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mais um modelo de inteligência artificial chega ao mercado. O modelo de linguagem de código aberto foi batizado de Jais, tem capacidade de 13 bilhões de parâmetros e foi treinado em um conjunto de dados contendo 395 bilhões de tokens nos idiomas árabe e inglês.

Leia mais

Jais

  • A tecnologia foi batizada em homenagem ao pico mais alto dos Emirados Árabes Unidos.
  • A IA foi desenvolvida pelo G42, grupo de tecnologia de Abu Dhabi, em parceria com a Inception, a Mohamed bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI), primeira instituição de pesquisa de pós-graduação do mundo dedicada à IA, e a Cerebras Systems.
  • O modelo foi treinado no supercomputador Condor Galaxy 1 AI.

Democratização da IA

  • A novidade representa um marco significativo no campo da inteligência artificial, estendendo seu potencial para mais de 400 milhões de falantes de árabe.
  • Para Andrew Jackson, CEO da Inception, o lançamento estabelece um novo padrão para o avanço da IA no Oriente Médio, promovendo a excelência e democratizando a tecnologia.
  • Como não há dados árabes suficientes para treinar um modelo do tamanho de Jais, o código de computador dentro dos dados da língua inglesa ajudou a treinar a capacidade do modelo de raciocinar, de acordo com o professor de Inteligência Artificial da Universidade Mohamed bin Zayed, Timothy Baldwin.
  • “(O código) dá ao modelo uma grande vantagem em termos de habilidades de raciocínio, porque explicita os passos (lógicos)”, disse Baldwin à Reuters.
  • Eric Xing, presidente da MBZUAI, destaca as demandas do desenvolvimento de um modelo de língua árabe de alto calibre, enfatizando a necessidade de pesquisa de IA de ponta e uma compreensão profunda da diversidade, herança e importância social crescente da língua árabe.
  • Jais estará disponível através de uma licença de código aberto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.