O jornalista Fred Lambert publicou, no site Electrek, um relato assustador sobre o que parecer ser um bug da atualização mais recente do Full Self-Driving (FSD) Beta da Tesla – o piloto automático da empresa de Elon Musk. Para Lambert, esse bug poderia tê-lo matado enquanto dirigia numa rodovia a caminho de Montreal, cidade no Canadá, na noite de quinta-feira (31).

Para quem tem pressa:

  • O jornalista Fred Lambert publicou um relato assustador sobre o que parecer ser um bug da atualização mais recente do piloto automático da Tesla;
  • Segundo ele, o “bug agressivo” quase fez com que seu Model 3 se envolvesse num acidente – possivelmente mortal – a quase 120 km/h duas vezes;
  • Lambert testou o Full Self-Driving (FSD) Beta v11.4.7 da Tesla, instalado nesta semana no seu carro elétrico;
  • Ambos os quase-acidentes rolaram durante ultrapassagens na Rodovia Trans-Canadá, na noite de quinta-feira (31);
  • O jornalista contou que só não foi vítima (possivelmente fatal) de um acidente porque estava atento e com as mãos no volante.

O jornalista tem um Model 3 da Tesla e testou o FSD Beta v11.4.7, instalado nesta semana. Segundo ele, o “bug agressivo” quase fez com que seu veículo se envolvesse num acidente – possivelmente mortal – a quase 120 km/h. Duas vezes.

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Piloto automático da Tesla e seu ‘bug agressivo’

Carro da Tesla andando na rua
(Imagem: Matt Weissinger/Pexels)

A direção do FSD Beta ficou assustadora durante uma ultrapassagem na Rodovia Trans-Canadá.

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Enquanto eu estava passando pelo carro, senti o FSD Beta fazendo uma manobra agressiva para a esquerda em direção ao canteiro. Felizmente, eu uso o FSD Beta conforme recomendado pela Tesla, o que significa que minhas mãos estavam no volante e meus olhos na estrada.

Trecho do relato do jornalista Fred Lambert, publicado no Electrek

Justamente por estar atento, o jornalista contou que conseguiu trazer seu carro de volta ao traçado seguro da rodovia. “Foi super assustador, já que quase perdi o controle ao corrigir o FSD Beta, e novamente, eu estava ultrapassando um veículo. Eu poderia ter batido nele se tivesse corrigido demais”, acrescentou.

Quando o motorista assume o controle em situações assim, que desativa o piloto automático, a Tesla pede feedback sobre porque isso rolou. No calor do momento (e do susto), o jornalista escreveu:

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O piloto automático tentou me matar, então, por favor, corrijam isso.

Em seguida, o jornalista deu uma segunda chance ao FSD Beta. Desta vez, além do problema se repetir, apareceu um agravante: o canteiro da pista tinha uma região asfaltada, na qual veículos de emergência podem fazer retornos. Veja abaixo:

Captura de tela de trecho de rodovia do Canadá no Google Maps
(Imagem: Reprodução/Electrek)

O FSD Beta tentou entrar nela [a curva em U] em alta velocidade. Mais uma vez, consegui corrigi-lo a tempo e enviei um relatório de bug para a Tesla, embora tenha sido interrompido antes de poder explicar o que aconteceu […] O FSD Beta basicamente tentou fazer uma curva acentuada à esquerda a 118 km/h. Poderia ter sido fatal.

Trecho do relato do jornalista Fred Lambert, publicado no Electrek

Como o mesmo problema rolou duas vezes seguidas num intervalo de dois minutos, o jornalista considera que seja um bug da atualização mais recente do piloto automático da Tesla. “Espero que a Tesla possa corrigir isso rápido antes que algo ruim aconteça. Enquanto isso, por favor, sempre use o piloto automático como recomendado pela empresa, o que significa com as mãos no volante e os olhos na estrada”, finalizou.

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